Obras de drenagem e pavimentação de Capim Macio serão retomadas na próxima semana

Paralisadas há cerca de quatro anos, as obras de Capim Macio terão continuidade na atual administração municipal por meio da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). A retomada dos serviços está programada para a próxima quinta-feira, dia 15, com data de conclusão prevista para início de 2014. A obra é fruto de uma ação conjunta entre os governos federal e municipal e será executada pela Construtora Queiroz Galvão.

A informação é do secretário adjunto de obras da Semopi, Caio Múcio. Segundo ele, o benefício refere-se à complementação da drenagem e pavimentação de dez ruas que receberão blocos intertravados de concreto pré-fabricados em substituição ao piso com paralelepípedos. É um tipo de pavimento assentado sobre colchão de areia, travados através de contenção lateral e por atrito entre as peças.

Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite a execução de reparos sem deixar marcas. Possui vida útil longa e baixa manutenção, sendo muito usado para obras viárias, passeios, calçadas, praças, ciclovias, estacionamentos, áreas externas de shoppings, pisos industriais, pátios de aeroportos, pátios de terminal de contêineres e outros.

Viaduto do Baldo
A Semopi também está trabalhando no viaduto do Baldo, importante via de acesso ligando os bairros da Zona Sul a Zona Leste. Caio Múcio explicou que está sendo recuperado o concreto do primeiro dos 12 vãos armados (viga e laje) que constituem aquele equipamento. “Ao mesmo tempo, estamos terminando o projeto executivo que vai detalhar os serviços contratados”.

O secretário também informou que não haverá desvio de trânsito embaixo do viaduto. De acordo com ele, a recuperação da laje, que inclui acréscimo de ferragem e uso de concreto projetado, será iniciada ainda este mês. O custo da obra está orçado em R$ 1,7 milhão e a conclusão deverá ocorrer até o próximo mês de novembro. A construtora responsável é a BMB Construções.