Técnicos da SMS recebem capacitação em Vigilância Epidemiológica

O Departamento de Vigilância em Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (16) curso de capacitação para a equipe técnica do Setor de Vigilância Epidemiológica. O treinamento aconteceu no Auditório da sede da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de incrementar as habilidades dos profissionais da área e contribuir para o avanço da saúde pública municipal.

Segundo a chefa do Setor de Vigilância Epidemiológica, Aíla Araújo, o curso é composto por módulos, divididos em quatro momentos, onde são abordados conceitos, marcos legais, processo de trabalho e uso das informações na Vigilância em Saúde, especificamente em seu componente da vigilância epidemiológica.

"Com essa capacitação pretendemos consolidar e expandir os conhecimentos dos servidores atuantes na área da vigilância epidemiológica e reestruturar o Setor de Vigilância Epidemiológica para contribuir para uma análise correta da situação de saúde do município", completou Aíla.

No curso foram discutidos temas como o processo de trabalho, a análise da situação de saúde por meio dos dados utilizados, o Sistema de Informação de Agravos de Notificações e as fichas de notificação.

Setor de Vigilância Epidemiológica
O Setor de Vigilância Epidemiológica tem como objetivo identificar e detectar os casos de 45 doenças transmissíveis, como dengue, tuberculose, hanseníase e rubéola, entre outras, além de promover a saúde, prevenir doenças e auxiliar o gestor na construção de políticas públicas de saúde.