Novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência são empossados

Crédito da imagem: Marco Polo

Os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD), eleitos para o biênio 2013/2015 foram empossados nesta sexta-feira (16), em solenidade realizada no Solar Bela Vista. O conselho conta com a participação de 24 membros, oriundos dos órgãos da administração pública, entidades e organizações não governamentais. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou do evento acompanhado da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, do secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradtt e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes.

Foram empossados os seguintes conselheiros: Maria José de Medeiros e Maria Eliene Morais (Semtas); Katienne Symone de Brito Pessoa da Silva e Tereza Cristina de Medeiros Nóbrega (SME); Naim Bezerra de Melo Rodrigues e Júlia Moura Rebouças Leite (Semob); Maria do Rosário da Silva Marques Bezerra e Wanessa Emanuelle Dutra Dantas Fialho (SMS); Fernando Gaburri de Souza Lima e Laís Catarine de Morais Porfírio (Segap); Márcia Maria Peixoto e Joiran Medeiros da Silva (Seec); Rosana Maria Octávio e Francisco Sales Viana (Sejuc); Francisco Xavier Filho e Romualdo Lins de Oliveira (Associação dos Ostomizados do RN); Elyane Vieira de Castro e Sandro Alex dos Santos Matias (OAB-RN); Edizeuma Xavier de Amorim (Sociedade Professor Heitor Carrilho); Ronaldo Tavares da Silva e José Gerson de Lima Cavalcanti (Sociedade dos Cegos do RN) e Maria Necy de Souza (Adote).

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei de nº 4672/95, é um órgão superior de deliberação colegiada, de composição paritária entre governo e sociedade civil, está vinculado ao órgão da administração pública municipal responsável pela coordenação e execução de políticas voltadas para o social.

Carlos Eduardo saudou os conselheiros que tomaram posse e disse que a capital potiguar estava pagando uma divida com esse segmento da sociedade, vez que o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, antes desativado voltava a funcionar em sua plenitude. O chefe do executivo municipal ressaltou a importância dos conselhos, por entender que esses colegiados são essenciais para a validação das políticas públicas governamentais em qualquer área.

O prefeito acrescentou que a Prefeitura do Natal vai trabalhar a quatro mãos com o conselho para desenvolver ações inclusivas para integrar ainda mais as pessoas com deficiência à sociedade. “O conselho está muito bem representado e vai ajudar muito a nossa gestão a promover e melhorar o grau de cidadania em Natal”, concluiu.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Ilzamar Pereira, também reforçou o compromisso do trabalho conjunto entre a Prefeitura e o conselho. Para ela essa parceria vai fortalecer ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Semtas, pois a secretaria recebe as demandas e conhece as necessidades dos usuários do sistema por intermédio desses colegiados. “O trabalho dos conselhos facilita o serviço da secretaria, pois podemos responder mais rápido os problemas enfrentados pelos segmentos”, disse.