Prefeito conhece programa de compras públicas sustentáveis desenvolvido pela ONU

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu nesta segunda-feira (19) em seu gabinete no Palácio Felipe Camarão, a consultora da Organização das Nações Unidas, Fernanda Daltro. Ela veio apresentar ao chefe do executivo municipal uma iniciativa de compras públicas sustentáveis desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Penuma) para ser aplicada pela Prefeitura nas aquisições de materiais que serão usados na Copa do Mundo de 2014. O secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradtt, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, participaram da reunião.

Fernanda Daltro disse que o programa mostra aos gestores públicos a importância de se incluir critérios técnicos sustentáveis nas licitações que norteiam as compras realizadas pelas administrações públicas, gerando ganhos sociais, econômicos e ambientais nas cidades atendidas. A consultora explicou que ao adotar esse tipo de medida, as gestões economizam bastante, vez que adquirem produtos com mais qualidade e uma durabilidade maior: “Os materiais sustentáveis podem até ser mais caros, mas comprá-los compensa, pois a vida útil deles é prolongada, minimizando os gastos com manutenção”, exemplificou Fernanda.

A consultora adiantou que os gestores indicados pela administração municipal passarão por essa capacitação no próximo mês de novembro. A expectativa é que a Prefeitura do Natal indique de 30 a 50 funcionários para participar dos cursos. Fernando Daltro agradeceu a recepção do prefeito Carlos Eduardo e se mostrou confiante quanto ao sucesso da iniciativa na capital potiguar. “O prefeito se mostrou solicito e tenho certeza que iremos deixar um legado importante para Natal, no que diz respeito à sustentabilidade”, frisou. Nesta terça-feira (20), Fernanda Daltro irá se reunir com os técnicos da secretaria municipal de Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) para conhecer o programa de compras da prefeitura para o mundial de futebol de 2014.

Carlos Eduardo agradeceu a visita da consultora da Organização das Nações Unidas e afirmou que Natal vai participar da capacitação oferecida pelo órgão. O chefe do executivo municipal reconheceu a importância da adoção de políticas públicas sustentáveis, lembrando que a sua gestão planeja plantar 100 mil mudas de árvores em quarto anos e iniciará nos próximos dias os serviços de recuperação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, uma importante reserva ambiental encravada em um ponto estratégico da cidade. “Nós temos uma preocupação muito grande com o meio-ambiente e a Prefeitura vai fazer o que tiver ao seu alcance para aplicar esse programa de compras sustentáveis”, disse Carlos Eduardo.