Prefeitura do Natal propõe parceria com Banco Itaú para incentivar mobilidade por bicicletas

Natal pode ser a próxima cidade a integrar o projeto de compartilhamento de bicicletas criado pelo Banco Itaú e já implantado em outras cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Dedicado a estimular o uso da bicicleta como modal de transporte público saudável e não poluente, o projeto teve sua implantação na capital potiguar discutida em uma reunião na manhã desta sexta-feira (23) entre o prefeito Carlos Eduardo e representantes do banco. Receberam o prefeito na sede do Itaú em São Paulo o vice-presidente do banco, José “Zeca” Rudge, o diretor de Relações Institucionais e de Governo, Cícero Araújo, e a superintendente de Relações Governamentais e Institucionais, Luciana Nicola.

De acordo com o prefeito Carlos Eduardo, a adoção do sistema interessa ao Município não apenas por inserir a bicicleta no contexto da mobilidade urbana, mas também por se configurar numa opção de lazer para natalenses e turistas. Ele saiu da reunião com a diretoria do Itaú otimista de que o projeto de bicicletas públicas estará em breve em operação na cidade. “Os diretores do banco Itaú ficaram de avaliar e responder à nossa solicitação de parceria agora em setembro, mas sinalizaram que Natal realmente poderá ser contemplada pelo projeto”, relatou o prefeito.

Carlos Eduardo destacou também que o projeto está em sintonia com as políticas de mobilidade planejadas para a administração municipal, incluindo a construção de ciclovias e ciclofaixas. A Prefeitura já está realizando fóruns públicos para o debate do Plano Cicloviário da cidade e promove o projeto CicloNatal aos domingos, reservando para os ciclistas uma das faixas da avenida Café Filho, entre as praias do Meio e do Forte. Ambas as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (Sejel/Secopa). “Não dá mais para a gestão pública ignorar um segmento vivo como o ciclismo. Hoje o ciclismo é uma realidade em nossa cidade”, atesta o prefeito.

Como os termos da parceria com o Itaú ainda estão em debate, não está definido o formato do programa de bicicletas públicas para a capital potiguar, mas há a ideia de que ele faça parte de um sistema integrado com outros meios de transporte público utilizados na cidade — ônibus, principalmente.

A tendência, no entanto, é mesmo que Natal figure no grupo já composto pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife, além de Salvador, onde o programa também está em fase de implantação. Pelo projeto, as “laranjinhas”, como as bicicletas são popularmente chamadas, ficam disponíveis aos usuários em estações instaladas em partes diversas da cidade. O uso delas é por tempo determinado e pode ser feito mediante o pagamento de uma pequena taxa. As bicicletas do projeto são desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis e têm fabricação 100% nacional.

No Rio de Janeiro, onde foi adotado primeiro, o projeto é um sucesso consolidado. A capital fluminense já tem 160 mil usuários cadastrados no programa e dispõe de 60 estações. Contabiliza ainda dois milhões de viagens desde o seu lançamento, em outubro de 2011, correspondente a uma média superior a 4.000 viagens por dia.