População de Natal participa da campanha de multivacinação

Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou neste sábado 24, o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação na Estratégia de Saúde da Família – ESF de Vale Dourado, dia, com grande participação da população.

Segundo dados da SMS, em Natal são 56.788 menores de cinco anos a serem vacinadas. A SMS espera imunizar o maior número possível de crianças nessa faixa etária.

Um momento lúdico, abriu o dia, com apresentações do grupo de Idosos São Bartolomeu de Vale Dourado, com dança de carimbó, a Trupe da Saúde fez uma paródia da música, Show das Poderosas com o Zé Gotinha e uma performance do teatro sobre a importância da vacinação das crianças.

O secretário municipal de saúde, Cipriano Maia agradeceu a presença de todos os profissionais de saúde e dos pais e destacou a relevância da campanha. “Essa campanha é para mobilizar a população para a atualização da caderneta de vacinação, para manter as crianças livre das doenças e com isso melhorar o índice de cobertura vacinal”, disse.

A SMS está disponibilizando nas unidades de saúde as vacinas: pólio em gotas e injetável (contra paralisia infantil); hepatite B; rotavírus; BCG (contra tuberculose); pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza tipo B); pneumocócica 10(contra a menigite, pneumonia, otite, sinusite e bacteremia); tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola; menigocócica C(contra menigite); e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). Além da aplicação da vitamina A.

A SMS solicita aos pais ou responsáveis para levarem as crianças à unidade de saúde mais próxima de sua residência, com o cartão para controle e atualização vacinal, até o dia 30 de agosto de 2013.

O Dia “D” contou com a presença da chefe da Vigilância Epidemiológia, Aíla Marôto; das chefes dos Distritos Sanitários Norte I e II, Genilce Maciel e Ana Paula Queiroz, diretores de unidades de saúde e profissionais de saúde.
A Unidade de Saúde de José Sarney abriu ao Dia “D” com apresentação de palhaço, distribuição da pipocas, lanche e muita animação, contando com a participação do secretário, Cipriano Maia.