Moradores da Zona Oeste comparecem à plenária do Orçamento Participativo

Moradores da Zona Oeste comparecem à  plenária do Orçamento Participativo

Moradores da Zona Oeste participaram no sábado (24) da terceira plenária temática do Orçamento Participativo (OP), realizada este ano pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia da Informação (Sempla). A assembleia aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e foi aberta pela Secretária Municipal de Planejamento Maria Virgínia Ferreira que falou de forma entusiástica sobre a importância do Orçamento Participativo para a construção democrática e cidadã da cidade do Natal.

Na ocasião também estavam presentes os Secretários Municipais, Adamires França Adjunta da Secretaria de Planejamento, Sávio Hachradt do Gabinete Civil, Homero Grec da Habitação, Justina Iva da Educação, Dácio Galvão da Cultura, Maria José de Medeiros Adjunta da Assistência Social, Raniere Barbosa dos Serviços Urbanos, Luiz Eduardo Machado da juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA. Cada secretário falou sobre as ações de sua pasta e sobre a importância do Orçamento Participativo para a consolidação das ações que serão implantadas no Município de Natal no ano de 2014.

Trezentas e quinze pessoas inscritas votaram e elegeram os quatro Delegados Distritais que irão representar a região nas discursões futuras sobre o Orçamento Participativo. Na ocasião, a população também votou nos eixos temáticos do OP os quais contemplam Educação, Cultura, Saúde, Mobilidade Urbana, Obras, Urbanismo, Saneamento Básico, Habitação, Esporte, Assistência Social e Diversidade e Direitos Humanos.

De forma democrática a comunidade elegeu como prioridades de investimento para a Zona Oeste, as ações a serem realizadas nas áreas de Habitação, Saúde e Educação. A participação popular, bem como a participação das autoridades na terceira plenária do ano de 2013, confirmou a importância que o Orçamento Participativo tem para a consolidação da democracia e da reconstrução das ações políticas e públicas da cidade do Natal conferindo ao processo uma legitimidade cidadã e transparente, objetivo principal da administração do Prefeito Carlos Eduardo Alves.
Participaram também da plenária, os vereadores Marcos Antônio e Aroldo Alves, Fabrício Bruno representante do vereador Hugo Manso, Wellington Marques assessor do vereador Dagô, Wellington Bernardo, Presidente Nacional do Movimento de luta nos Bairros (MLB) e Marcos Antônio, representante da Sociedade Civil da região Oeste e da comissão de acompanhamento do Orçamento Participativo.

Oficina para Crianças

O Departamento de Planejamento Participativo da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação organizou para a plenária do Orçamento Participativo do último sábado dia 24 de agosto, uma oficina de entretenimento para os filhos dos moradores da Zona Oeste tendo como objetivo integrar, de forma lúdica, os futuros cidadãos, nas ações democráticas da nossa cidade.

Na ocasião, a equipe desenvolveu uma oficina de trabalhos manuais, em que os pequenos cidadãos puderam se expressar por meio da pintura e do desenho. Os melhores trabalhos foram selecionados pela equipe do OP e no dia 31 de agosto vão ser expostos em um mural durante a plenária da Zona Sul na Escola Floriano Cavalcante. Além de integrar e entreter as crianças a equipe do Orçamento Participativo teve como objetivo registrar as oficinas para que, por meio das crianças, possa contar a história do OP e sua importância na construção do cidadão e da cidadania na cidade do Natal.

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389