Alunos da Escola Municipal José do Patrocínio comemoram o Dia Nacional do Folclore

Crédito da imagem: Adrovando Claro/SME

O dia 22 de agosto é marcado por comemorações pelo Dia Nacional do Folclore e, em homenagem à data, a Escola Municipal José do Patrocínio promoveu a III Feira Folclórica 2013. Na ocasião, alunos, professores e gestores realizaram diversas atividades com o objetivo principal de passar de geração para geração a riqueza cultural do folclore brasileiro. O evento aconteceu na tarde da última quinta-feira (22/08), na sede da unidade situada no bairro Potengi, Zona Norte de Natal.

De acordo com a professora Geciane Carla da Silveira Bezerra, o Projeto Folclore trabalha com cerca de 300 estudantes do 6º ao 9º ano, na faixa etária dos 10 aos 14 anos. “Nossos alunos pesquisaram e fizeram os trabalhos. Hoje acontece a culminância do projeto, com apresentações destacando os contos, mitos e lendas folclóricas e seus principais personagens”, explicou Geciane.

Dentre inúmeras apresentações os alunos encenaram a história do “Minotauro”, representaram as lendas da “Dama de Vermelho” e “Mulher da Meia Noite”, encenaram uma peça do “Sítio do Pica Pau Amarelo” e a história do “Romance Paulina” contada por meio de desenhos, ilustrações e pinturas. Além de muitas brincadeiras, dinâmica das adivinhações e as apresentações das danças do pastoril, carimbó e sirimbó.

Os estudantes Luan Martiliano Silva Rafael (13 anos) e Camila do Nascimento Rodrigues (12 anos) foram os ganhadores do Concurso de Cartazes com o tema folclore. Cada vencedor foi premiado com uma caixa de chocolate e pipocas. Luan afirma que representou no cartaz a história do Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Uirapurú e Negrinho do pastoril. “Fiquei feliz em ter ganhado o concurso, fruto do meu trabalho de pesquisa”, contou o estudante.

O diretor da Escola Municipal José do Patrocínio, Carlos Antônio Justino, fala da importância da III Feira Folclórica da escola. “Estamos resgatando a cultura do folclore brasileiro que ao longo dos anos vem perdendo espaço para as novas tecnologias. Não podemos deixar esquecer as lendas, mitos, histórias e brincadeiras do nosso folclore”, afirmou o gestor.