Como economizar com o material escolar?


Como economizar com o material escolar?

Na volta às aulas, uma preocupação que assusta os consumidores é a compra de material escolar para as crianças. Só em 2012, o preço médio do material escolar subiu em torno de 5,31% e, embora seja um valor menor do que a inflação, de dezembro até fevereiro deste ano o aumento médio já é de quase 1%, segundo pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) na capital paulista. É pensando nisso que o Idec sugere: usar produtos novos é ótimo, mas reaproveitar materiais usados e em bom estado é uma dica importante para, não só educar os pequenos, como também economizar.

“É por isso que a prática de reutilização de materiais em bom estado é uma ideia sustentável. Práticas sustentáveis não significam apenas ser ambientalmente correto, mas também adotar práticas mais econômicas”, afirma o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral.

Os três R’s
Segundo Amaral, considerando a tendência crescente nos preços dos produtos, o ideal é que o consumidor se guie pelo conceito dos três R's: reduzir, reaproveitar e reciclar.

Reduzir:
- Reflita sobre a quantidade de material utilizado e só compre se for necessário. Utilize materiais que sobraram do ano passado, tais como cadernos em branco, lápis, apontador, entre outros itens. Se não quiser mais usá-los, doe para que outros possam reduzir também seu consumo de novos materiais;
- Mude pequenos hábitos, como desperdiçar menos papel, usar os dois lados da folha, encadernar folhas impressas para usar como rascunho, conserve suas canetas, mantendo-as com tampa fechada para evitar que a tinta seque.

Reaproveitar:
- Incentive a escola dos seus filhos a reaproveitar os livros dos alunos que passaram de ano;
- Procure livros didáticos em lojas de livros usados ou sebos online. Em algumas lojas pode-se encontrar descontos de até 96% nos preços.

Reciclar:
- Aquilo que não deu para economizar ou que você não vai mais utilizar, coloque para reciclagem no ponto de coleta seletiva mais próximo. Se não sabe onde fica, busque os pontos de coleta seletiva aqui: http://www.rotadareciclagem.com.br

Fonte: Idec

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389