Capacitação para os profissionais das Casas de Passagem

A nova lei de adoção e os processos que envolvem o acolhimento familiar são os principais temas abordados na série de capacitação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) para as equipes de profissionais das Casas de Passagem. Até o final do ano, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos das Casas I, II e III receberão orientação e direcionamento para implementação dos temas no município do Natal. O treinamento teve início essa semana com a participação da 1ª Vara de Infância.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semtas, Verônica Dantas, é importante esclarecer dúvidas e mudanças das novas medidas, e como elas irão se repercutir dentro dos abrigos. A idéia é continuar a promover capacitações não só para os profissionais das Casas de Passagem, mas também para as famílias que quiserem se tornar famílias acolhedoras.

“Acolhimento familiar é diferente de adoção. É uma modalidade de acolhimento provisório e emergencial, assim como o são os acolhimentos institucionais. A criança ou adolescente fica sob a guarda da família acolhedora, se o juiz assim determinar, até que seja emitido um parecer legal e ela possa retornar ao convívio familiar. Já o encaminhamento dado para a adoção é diferente”, explica Verônica.

A previsão é de que o acolhimento familiar seja implantado a partir do próximo ano. Antes disso, serão feitas campanhas de sensibilização para que as famílias se interessem pela iniciativa e participem dela. A partir daí, passarão por um processo de análise e, caso se encaixem no perfil exigido pela lei, serão cadastradas no programa. Já a nova lei de adoção entrou em vigor na última quarta-feira (4).