Sábado é dia de mutirão de Saúde Auditiva em Natal


Sábado é dia de mutirão de Saúde Auditiva em Natal
Consultas gratuitas com mais de 30 especialistas serão feitas no Bosque das Mangueiras

Alertar a população sobre os cuidados com a saúde auditiva e seus riscos nunca é demais. Por isso o Dia da Saúde Auditiva – 14 de novembro é uma data importante para promover bons hábitos para a garantia de uma saúde plena.
No próximo sábado (14), o Instituto Pedro Cavalcanti irá desenvolver uma manhã de atividades voltadas para o assunto. O evento será realizado no Bosque das Mangueiras das 8h às 11h e vai contar com a presença de 30 profissionais, além da presença do Doutor Pedro Cavalcanti; Valéria Cavalcanti, Diretora da Clínica Pedro Cavalcanti; e ainda fonoaudiólogos e funcionários da Clínica que ajudarão no apoio.

A programação irá atender todas as faixas etárias e contará com exames de Otoemissões Acústicas ou triagens auditivas, Audiometria Tonal (que tem um papel chave no diagnóstico, localizando e identificando o distúrbio, quantificando o grau de perda auditiva e servindo, ainda, como referencial para outros testes diagnósticos e diversos planejamentos terapêuticos), além de oficinas e uma mini palestra sobre a audição.

De acordo com a fonoaudióloga Aline Suliane Pereira, os problemas mais freqüentes relacionados a perda auditiva são: Presbiacusia (que é a perda auditiva relacionada à idade); queixas de zumbidos e Labirintopatia (popularmente conhecida como Labirintite). Ela explica ainda que os exames para identificar se a criança tem problemas auditivos podem ser feitos bem cedo, a partir do segundo dia de nascimento. Ainda na maternidade deve ser realizado o Teste da Orelhinha, que pode identificar se há perda auditiva, e consequentemente onde os pais poderão ser orientados sobre os procedimentos e tratamentos que devem ser seguidos.

Para a especialista, entre os instrumentos modernos mais prejudiciais à saúde auditiva está o aparelho de MP3, que de tão prejudicial teve que ter uma lei especial para regulamentar a sua comercialização. “Um dos maiores problemas está nos aparelhos antigos que chegavam a 90 decibéis, algo muito acima do tolerável pelo ouvido humano, mas depois da regulamentação, por lei eles só saem de fábrica com até 85 decibéis de intensidade”, explica a fonoaudióloga.

Outros cuidados simples, especialmente às vésperas de um Carnatal, é evitar o som muito alto, principalmente à proximidade aos trios elétricos; quem trabalha com ruído deve usar protetor auricular, que também é regulamentado por lei, mas nem todos os funcionários e foliões lembram de usar. E para quem pratica mergulho, os cuidados também devem ser redobrados com o ouvido. “No geral, quem puder fazer exames de audiometria pelo menos uma vez ao ano já está contribuindo para evitar a perda auditiva”, sugere a especialista.

Um dos principais problemas para quem tem perda auditiva está na esfera social, não só pelo perigo em acidentes de rua e domésticos, como também pelo isolamento com o mundo. “Quem não ouve bem começa se afasta dos amigos porque não entendem o que os outros falam ou ouvem televisão num volume mais alto, causando conflitos em família”.

Segundo a doutora Aline, a maioria das pessoas com problemas auditivos não usam aparelhos por questões estéticas ou por causa do preconceito da sociedade, que ainda existe. Entre os sintomas mais comuns da perda auditiva estão a dificuldade de compreensão, zumbido, sensação se ouvido tapado, e dores de ouvido. Um estudo da Sociedade Brasileira de Otologia revela que, no Brasil 70% dos distúrbios de comunicação são causados por problemas auditivos. Então, no próximo sábado, que tal dar ouvidos a sua saúde e comparecer ao Bosque das Mangueiras? Sua saúde auditiva agradece.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389