Urbana ensina reciclagem para alunos do município

Crianças que estudam na Escola Municipal Almerinda Bezerra Furtado, no Bairro Guarapes, receberam com alegria, na manhã desta quinta-feira, (19/11), a equipe de educação ambiental da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

Os agentes ambientais falaram às crianças sobre o destino correto do lixo e importância da reciclagem. Esta ação faz parte do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) do Ministério da Saúde/Funasa, em parceria com a Prefeitura do Natal. E está sendo realizada diariamente por meio da Gerência de Meio Ambiente da Urbana, em várias escolas da capital.

O trabalho envolve palestras, oficinas com materiais recicláveis e apresentação do teatro Reciclar. As crianças interagem com os educadores, que de forma lúdica ensinam como transformar papel em caixinha, garrafas pet em coração, flor, puff, entre outros trabalhos manuais. A turma de teatro, simbolizando materiais recicláveis (metal, vidro, plástico) chama a atenção da criançada para a necessidade de separá-los para serem coletados por associações de catadores.

Na Zona Oeste da capital, o PESMS atende 10 escolas nos bairros do Planalto, Felipe Camarão, Cidade Nova, Nova Cidade e Guarapes. Fora do programa, a Urbana também desenvolve trabalho de educação ambiental em empresas, entidades e outras instituições, levando a mensagem de que se deve depositar o lixo no lugar certo, preservando a natureza.