Semurb participa da audiência psobre Emissário submarino ública de Ponta Negra

Na manhã desta quinta-feira (19/11) , a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participou na Assembléia Legislativa de uma audiência pública para discutir a implantação do emissário submarino na zona sul de Natal e os estudos complementares (EIA-RIMA) apresentados pelo Governo do Estado através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).
Na presença de diversos técnicos, órgãos e entidades ambientalistas, o engenheiro da Caern Josildo Lourenço dos Santos, mostrou o produto final dos estudos para implantação do emissário, inclusive as etapas de tratamento dos efluentes, com fundamentação técnica e cientifica.

Informou que os bairros contemplados pelo emissário serão os de Ponta Negra, Capim Macio, Neopólis, Pitimbu, a região de Sanvale, lagoinha, estendendo para as localidades de Pirangi do Sul e Pium, no município de Parnamirim. A expectativa é que até 2029 sejam atingidos uma população de mais de 329 mil habitantes.

O representante da Semurb, o chefe do Departamento de Ação Socioambiental, José Petronilo da Silva Júnior, informou que o EIA-RIMA foi encaminhado pelo Idema à Prefeitura na última quarta-feira (18). E que a orientação do secretário Kalazans Bezerra é de montar uma equipe multidisciplinar para avaliar os estudos apresentados pela Caern. Petronilo informou ainda, que é consensual na Prefeitura a opção pelo tratamento secundário dos resíduos.

Os Promotores Fábio Venzon e Gilka da Mata demonstraram muita preocupação na escolha do emissário para tratamento dos efluentes. Segundo Venzon é preciso ter a certeza que esta é a melhor escolha e se a modelagem aplicada é suficiente e não vai causar tanto impacto na biota marinha. “Será que foi pensado na possibilidade de acidentes. O que será feito para que a bolha não chegue a praia?”, Questiona.

Os promotores informaram que foi contratada uma pericia para avaliar os estudos. Gilka da Mata sugeriu ao presidente da mesa, deputado Paulo Davim a elaboração de uma moção ao Idema para dilatação do prazo para que todos os aspectos possam ser avaliados. Já o deputado estadual Fernando Mineiro propôs a avaliação em conjunto pelos órgãos de licenciamento, ou seja, a Semurb, o Idema e o Ibama.