Agora são 47 escolas do município no Proerd


Agora são 47 escolas do município no Proerd

Na solenidade de formatura dos 12 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na manhã deste sábado, 21, o secretário municipal de Educação, professor Elias Nunes, deu uma boa notícia à imprensa: a ampliação das escolas do município assistidas pelo programa, que a partir de agora chegará a 47 unidades de ensino da rede municipal.

A ampliação foi possível a partir da assinatura de um convênio pela prefeita Micarla de Sousa, durante a solenidade que foi realizada no Ginásio Humberto Nesi, Machadinho. Em setembro, outro convênio já havia ampliado de 14 para 37 escolas, e hoje mais dez unidades de ensino do município foram incluídas.

No programa realizado pela Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Educação dá apoio logístico, através, entre outros, do transporte para os instrutores, alunos (em ocasiões especiais como a solenidade) e camisetas. Na região Norte de Natal, 90% das escolas municipais são cobertas pelo programa. Na região Oeste, que têm um alto índice de criminalidade, notadamente relacionada às drogas, essa cobertura chega a mais de 70% das escolas municipais. “Com o convênio, estenderemos o benefício a muito mais jovens, para que possam se prevenir contra as ciladas dos traficantes e usuários e não enveredem por esse caminho sem volta”, disse Elias Nunes.

Emoção

Neste sábado o Machadinho estava lotado. Foram diplomados os estudantes de Natal e Parnamirim, das redes pública e privada, do estado e município. A festa começou com uma entrada triunfal dos instrutores do Proerd, que entoaram os hinos do programa acompanhados por um coro gigante de mais de 12 mil vozes. Com suas coreografias e palavras de ordem, os professores estimulavam os alunos, enquanto palhaços, bailarinas, e malabaristas do circo Grock coloriam ainda mais a festa.

“A paz começa com um sorriso”, disse a governadora Wilma de Faria, em alusão a um dos muitos cartazes com mensagens positivas espalhados no local. Depois do breve pronunciamento da governadora, os estudantes fizeram o juramento de que se manterão longe das drogas, atentos e vigilantes. O programa chega atualmente a 17 municípios e conta com 75 instrutores da PM, que têm uma companhia própria, de dedicação exclusiva ao Proerd. Após a solenidade, a banda Grafite e o Circo Grock fizeram suas apresentações.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389