Projeto Via Livre Eventos começa a funcionar no Carnatal

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), apresentou na manhã desta quarta-feira (25) o projeto Via Livre Eventos, que entrará em funcionamento a partir do Carnatal, no próximo dia 3 de dezembro. O objetivo é tornar o trânsito mais ágil e seguro, estimulando os foliões a irem de táxi ou de ônibus até a área da festa, no entorno do estádio Machadão.

O projeto foi apresentado a imprensa em entrevista coletiva concedida pelo titular da Semob, Kelps Lima, o comandante do policiamento rodoviário do Estado, coronel Ricardo Albuquerque, e o diretor de estudos e projetos da Semob, Fábio Falcão, realizada na sede da Secretaria. “Nós estamos fornecendo todas as condições para quem quiser um Carnatal seguro e tranquilo. O trânsito será reordenado e a combinação álcool e direção será coibida fortemente”, disse Kelps.

O Via Livre Eventos criará corredores nas principais vias na proximidade do evento, pelos quais só irão circular os táxis. Nenhum outro veículo particular, com exceções do que estiver previsto pelo evento, poderá passar pela área delimitada pela Semob. Com isso, quem chegar de táxi, desembarca mais próximo da festa, com uma estrutura toda voltada para dar mais conforto ao folião.

Estes corredores ainda contarão com iluminação e policiamento diferenciados para efetivamente privilegiar aqueles que optarem em deixar seus carros na garagem. Além disso,na saída da folia, serão montadas barreiras policiais, onde os motoristas estarão sendo fiscalizados com o uso do bafômetro. Este trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Ainda ao redor do evento, serão montadas três praças de táxis próximas ao Corredor da Folia. “A idéia é tratar o usuário de táxi como passageiro VIP, recepcionando-o nessas praças de desembarque com direito até a tapete vermelho”, afirmou Kelps. No final do evento, também serão posicionados táxis nos corredores do Via Livre, evitando que os foliões andem longas distâncias para encontrar um veículo.

Se beber não dirija

O combate ao motorista que estiver dirigindo alcoolizado será ostensivo. Ao todo, 100 bafômetros estarão sendo utilizados no evento. As principais ruas que fazem parte do evento estarão sendo fiscalizadas. O coronel Ricardo Albuquerque revelou que existirá fiscalização permanente na BR-101, nas ruas São José, Jaguarari, Antonio Basílio, Nascimento de Castro, Romualdo Galvão e Capitão Mor-Gouveia.

Ônibus

Os serviços oferecidos pelos transportes urbanos da capital também terão alterações. Além da mudança na rota das linhas que tradicionalmente passam pelas vias da festa, o Via Livre Eventos criará pontos de estocagem para os ônibus, que estarão sendo acionados sempre que for preciso.

Outros eventos

O secretário Kelps Lima revelou ainda que o objetivo da Prefeitura do Natal é levar o Via Livre para os demais eventos realizados na cidade,inclusive fazendo parcerias com outras administrações municipais que fazem parte da Região Metropolitana. Em todos os eventos, a intenção é coibir ao máximo o fluxo de carros particulares para facilitar o acesso e a saída da festa.

“Em todos os eventos serão criados pontos de embarque e desembarque só para quem for de táxi, sempre mais perto da festa. Estamos criado uma via livre para o folião”, finalizou o secretário. A expectativa é que, a partir do próximo ano, os táxis passem a levar os foliões para as festas da cidade cobrando a bandeira 1, o que significa um desconto de 40% para o passageiro.

Além da Secretaria de Segurança Pública, são parceiros no projeto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Secretaria Municipal de Defesa Social através da Guarda Municipal, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), além da Destaque Promoções, empresa organizadora do evento.