Feira de artesanato atrai centenas de visitantes


Feira de artesanato atrai centenas de visitantes
Crédito da imagem: Evaldo Gomes

Não é a toa que o Papai Noel oficial de Natal instalou sua casa ao lado da Feira da Árvore, em Mirassol; e ganhou esse nome em alusão a Árvore de Natal de 126 metros considerada a maior do país. É lá onde estâo os presentes mais originais e exclusivos da cidade. Peças feitas a mão, bordados, pinturas, cerâmicas, entre tantas outras dicas imperdíveis.

A Feira é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas que através do programa de incentivo aos artesãos do município já conseguiu cadastrar e apoiar mais de 3 mil profissionais. O programa oferece apoio para que os artesãos comercializem sem custos as peças produzidas no Mercado Municipal de Artesanato - “Artesanat” , além de feiras dentro e fora do Estado.

Esse ano mais de 130 artesãos estão tendo a oportunidade de expor e vender seus produtos direto aos consumidores e ainda interagir com o público. Nnas barraquinhas é possível encontrar de tudo, roupas bordadas, almofadas de fuxico, bijouterias, peças em crochê, tricô, rendas de bilro, o difícil é sair da Feira sem comprar nada.

"Esse ano a Programação do Natal em Natal conseguiu abrir mais espaço para os artesãos, por isso o visitante vai encontrar os produtos mais variados. Estamos extremamente satisfeitos porque estamos gerando oportunidade de emprego e renda para nossos artesãos, e ainda estamos contribuindo para atrair visitantes e turistas", ressalta a gestora da Semtas, Rosy de Sousa.

Quem passeia pela feira aprova a iniciativa. “Nessa época de Natal a gente gostaria de presentear todo mundo, então a saída é comprar uma lembrancinha para cada um. Aqui tem de tudo dá para comprar presente para a família toda e ainda voltar para casa com dinheiro”, afirmou Ivani Coutinho que comprava brincos para presentear. “Custa só R$ 5 reais e a moça ainda faz por R$ 3 se você levar mais de um”, comenta a visitante. Outra visitante que se apaixonou pelo artesanato natalense foi Dona Natália Raposo, portuguesa, ela passa seis meses em Natal e seis em Lisboa, fã e freqüentadora de Feiras de artesannato, declara que essa está bem especial. “Estou encantada com a Feira da Árvore, tem de tudo, eu sou especialista em feiras, vou confessar que não perco uma, posso dizer com propriedade essa está maravilhosa” afirma a natalense de coração. “Eu compro o artesanato aqui e levo para presentear meus familiares e amigos em Portugal, as pessoas lá amam, tudo que eu levo faz sucesso” concluiu.

Neto Leal coordenador do Artesanat era só felicidade. “Estamos realizando um sonho, sempre pensamos emdesenvolver um evento assim, contemplando grande parte dos artesãos”. De acordo com o coordenador, as edições anteriores erão bem mais tímidas compostas apenas por cerca de 30 bancas e a falta de incentivo e variedade de produtos não atraiam as pessoas. “Esse ano colocamos 130 bancas, que podem ser revessadas pelos artesãos. Cada noite, mais de 300 artesãos são beneficiados, explica o coordenador.

A Feira da Árvore está aberta diariamente, das 16h às 22h, até 6 de janeiro, fim da programação do Natal em Natal.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389