Cantos natalinos dentro da programação do Natal em Natal

Debater as estratégias para a construção do Plano Municipal de Saúde, esse é o objetivo do Fórum Municipal de Saúde que acontece amanhã (15/12),

Os cantos natalinas dão o tom a uma das comemorações mais emocionantes do ano. O Natal, e em Natal, com música é outra coisa, e por isso a Programação do Natal em Natal conta com inúmeras apresentações musicais, são os “Cantos de Natal” que invadem a cidade com alegria e boas vibrações.

No total, sete coros integram a programação que tem fechamento marcado com apresentação de todos os participantes em uma só voz. Temas natalinos e clássicos da música nacional e internacional interpretados à capela. Emocionar os cidadãos natalenses e os visitantes da cidade luz, é a proposta do “Cantos de Natal”.

Os grupos estão se apresentando nos pólos que representam as quatro regiões da cidade: no palco da Praça do Natal, em Mirassol; no Estádio Pascoal de Lima, na Cidade da Esperança; e no Anfiteatro do Campus. Nesta segunda (14), a partir das 19h, o projeto Tralalá do Sons da Terra se apresenta em Mirassol.

De acordo com o coordenador artístico e pedagógico do “Cantos de Natal”, Daniel Rezende, que é também músico e diretor do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI), a idéia inicial da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) era realizar uma competição entre os coros. “Mas sugerimos aproveitar o clima natalino para promover uma confraternização entre os grupos. Apesar do orçamento limitado, estamos promovendo algo que jamais aconteceu, estamos viabilizando cachê para todos os coros que estão se apresentando. É sem dúvida uma forma de valorizar nossos artistas e incentivar a arte na cidade”, ressalta o coordenador.

Daniel Rezende diz ainda que cada coral tem um regente e diretor artístico, por isso, apesar da temática natalina não há um programa pré-definido. “Esta é uma oportunidade para trabalharmos a formação de platéia e por causa disso achamos melhor não fechar o roteiro dos corais. Cada um tem meia hora para se apresentar e são livres para mostrar para o público o repertório trabalhado durante o ano”, explica Rezende.

Um momento imperdível do “Cantos de Natal” será realizado na próxima segunda (21) , quando os sete grupos se apresentarão juntos, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), antes da estréia do Auto do Natal. “Cerca de 300 vozes se unirão durante a apresentação na UFRN. Outro detalhe bacana é a que será feito um revezamento na regência do grande coro”, revela Daniel Rezende.

No dia 28 será a última apresentação do projeto, com o Canto Dell’Arte, em Mirassol.

Confira a programação do “Cantos de Natal”

Hoje - 19h – Projeto Tralalá, Sons da Terra – Mirassol

16/12 – 19h- Da Capo, Canto do Povo – Mirassol

19/12 – 17h30 – Vox Lourdes Guilherme – Estádio Pascoal de Lima, Cidade da Esperança