Parceira entre Prefeitura do Natal Serturn entrega mais 53 ônibus adaptados à popula&cc

A Prefeitura Municipal do Natal e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) entregaram na tarde desta segunda-feira (14), no terminal de ônibus da empresa Conceição, em Felipe Camarão, 53 ônibus adaptados para uso de pessoas com deficiência, todos zero quilômetro.

Com estes novos veículos a frota de transportes coletivos urbanos de Natal passa a ter 133 veículos adaptados, de um total de 700 carros, o que corresponde a 25% do total, somando-se aos 80 já incorporados ao sistema, sendo 60 deles entregues em julho deste ano. Em março do próximo ano, outros 50 ônibus adaptados serão entregues à população, totalizando neste data 180 veículos destinados a pessoas com necessidades especiais, num investimento total de R$ 24 milhões. “Dessa forma passamos a ter a maior frota adaptada do país”, informou o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima.

O titular da Semob disse ainda que o objetivo deste trabalho, feito em parceria com o Seturn, é melhorar a qualidade da mobilidade urbana na cidade. “E vale lembrar que a acessibilidade não se restringe apenas aos ônibus. No próximo ano passaremos a colocar em prática o projeto para tornar acessível às calçadas em Natal, pois muitas delas são intransitáveis para as pessoas com necessidades especiais, devido serem muito desniveladas”, acrescentou Kelps Lima.

De acordo com a parceria entre a Prefeitura do Natal e o Seturn, todos os ônibus novos adquiridos pelos empresários do setor de transportes coletivos devem ser adaptados. “Por lei, até 2014 toda a frota deve ser adaptada. No entanto, trabalhamos para chegar a esse objetivo até 2012”, anunciou Kelps Lima.

Com a entrega destes novos veículos, todas as linhas de ônibus da cidade contam com pelo menos um veículo adaptado, em todas as empresas de transporte coletivo de Natal.

Os ônibus adaptados são voltados para o transporte de idosos, com seis poltronas exclusivas, gestantes, cegos com cão guia, obesos, pessoas com limitação física. Os veículos contam ainda com poltronas sinalizadas e equipamentos especiais como botões de parada em braile, elevadores para cadeirantes e cadeiras exclusivas para obesos com seis poltronas exclusivas.