SMS prorroga por 90 dias estado de calamidade pública

A Prefeitura do Natal decidiu prorrogar por mais 90 dias o estado de calamidade na Saúde do município. O objetivo é celerar os processos de contratação emergencial que garantirão reformas urgentes nas unidades de saúde fechadas para reabertura ainda neste semestre. Além disso, a prorrogação dará agilidade à aquisição de medicamentos e material de consumo médico-hospitalar para abastecer as unidades e contratação de médicos para fechar as escalas de plantão das unidades de pronto-atendimento.

“Nesses primeiros 90 dias de gestão fizemos um diagnóstico detalhado da situação e iniciamos uma série de ações emergenciais. Entre elas posso destacar a compra de remédios, insumos e equipamentos, reforma e abertura da unidade de Mãe Luíza e contratação de 135 profissionais para completar o PSF, unidades básicas e Pronto Atendimento. Além da conclusão e abertura do Hospital da Mulher Leide Morais, aprovação da proposta de construção das Unidades de Pronto Atendimento na reunião da Bipartite, cujo o projeto está sendo finalizado para enviar ao Ministério da Saúde. Enfim, estamos trabalhando com muito empenho e dedicação, mas os problemas são muitos e por isso é necessário mais tempo para resolver tudo”, explicou a secretária interina Lecy Gadelha.

No relatório apresentado sobre as ações da SMS nos primeiros 100 dias de gestão constam ainda: a retomada do atendimento odontológico do Centro de Saúde de Igapó que estava paralisado; Aquisição de medicamentos, material de consumo médico-hospitalar, material de limpeza e informática; Implantação da Comissão Permanente de Combate a Dengue e campanha de conscientização e mobilização; assinatura dos contratos com as cooperativas médicas para reestabelecer as cirurgias emergenciais e eletivas aos pacientes de Natal: a elaboração dos projetos de reformas das unidades de Cidade Satélite, Cidade da Esperança, Pajuçara, Guarapes, Sandra Celeste que serão iniciadas neste semestre; o levantamento do Departamento de Material e Patrimônio que apontou estoques de medicamentos vencidos; além da proposta de reorganização administrativa e gerencial da secretaria.

Para os próximos dias, durante a calamidade pública, a secretária Lecy Gadelha destacou que a idéia é acelerar a contratação de empresas para reforma das unidades mais precárias, convocar médicos que se apresentaram para seleção para fechar as escalas de plantão, alugar os prédios para relocar as unidades Sandra Celeste e Cidade Satélite para reformas, mudar o Departamento de Material e Patrimônio e implantar um sistema informatizado de aquisição, controle de estoque e distribuição de medicamentos. Esta última medida desativará o atual galpão com remédios vencidos e estocados. Também é prioridade trabalhar para finalizar os projetos das UPA´s e do Hospital Geraldo Município, cuja licitação deverá ser aberta até novembro.

“O Hospital que há anos vem sendo cobrado será construído e para isso já dispomos de R$ 14 milhões da emenda da bancada federal do RN ao Orçamento Geral da União”, destacou a secretária.