Espaço Cultural Chico Miséria recebe turma do Projeto MOVA Brasil

Antiga área de Lazer da Zona Norte abriga desde a semana passada uma turma do projeto MOVA, criado pelo educador Paulo Freire. A iniciativa visa alfabetizar jovens e adultos, promovendo a digni

O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, mantido pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Fucarte), abriga desde o dia 6 de abril uma turma do projeto Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA Brasil). Criado pelo educador Paulo Freire e desenvolvido por meio de parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto Paulo Freire (IPF), o MOVA Brasil pretende promover a dignidade humana, bem como garantir aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.

Sobre o MOVA Brasil

O objetivo do programa é desenvolver um processo de alfabetização de jovens e adultos estimulando habilidades de escrita e leitura, além de uma visão crítica de sua realidade. O público alvo do projeto é formado por pessoas a partir de 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada. As aulas são ministradas por educadores da comunidade, treinados e capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire. A metodologia pedagógica adotada é inspirada nos ensinamentos do educador Paulo Freire e utiliza elementos do cotidiano do aluno para alfabetizá-lo.

As salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para atender a grupos de 20 pessoas em média, como é o caso da turma do bairro Panatis, que tem à frente a monitora Rosangela França. Agora, os alunos têm a oportunidade de dispor de uma sala com toda a infra-estrutura necessária no Espaço Chico Miséria para desenvolver seu trabalho.

O Projeto encontra-se em desenvolvimento nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas e já formou mais de 75 mil alunos desde o seu início em 2004. O período do projeto está previsto até 2011.

“É com projetos como este que pretendemos marcar a nossa gestão à frente do Espaço Cultural, trabalhando a questão da educação como fator social e cultural, valorizando agentes transformadores da nossa sociedade", disse Amaury Júnior, coordenador da antiga Área de Lazer da Zona Norte. "Esta é a uma meta determinada pela prefeita Micarla de Sousa e pelo presidente da Funcarte, César Revorêdo. Deveremos, cada vez mais, implantar ações que aproximem a comunidade da gestão pública, desenvolvendo projetos que atendam aos anseios da população, principalmente da Zona Norte, que tanto precisa de projetos como o MOVA - Brasil” finalizou Amaury.