Escola Bicampeã do Jogos Escolares Municipais promove Festa do Atleta

Crédito da imagem: Adrovando Claro

A Escola Municipal Professora Josefa Botelho promoveum na última quarta-feira (20/11), a Festa do Atleta, homenageando os alunos e professores que participaram dos XXXIII Jogos Escolares Municipais (JEMS), e consagraram a escola como bicampeã geral da competição, com uma equipe formada por 133 alunos e 12 professores, que integram o Programa Novo Mais Educação.

A programação da Festa do Atleta ocorreu na quadra da escola com exposição dos Troféus dos anos de 2017 a 2019 por modalidades conquistadas, além da mostra de camisas dos campeões e lançamento do Jornal Novo Mais Educação.

“Temos um carinho muito grande por cada um dos nossos professores, pois nós conseguimos medalhas por causa deles e é um orgulho saber que eles são nossos professores. Eu criei meu texto sozinha com meu próprio pensamento, porque quando tenho orgulho de uma coisa, tem um sentimento que vai nisso, vou lá e faço bem feito,” falou a estudante Estefani Danielle da Silva, de 12 anos, uma das atletas que homenageou o grupo de professores.

A professora e coordenadora dos XXXIII JEMS, Ana Arleide de Oliveira, destacou o empenho da escola em participar ativamente da competição. “A escola vestiu a camisa de verdade na competição, e merece todos os elogios pelo esforço dos alunos e professores”. Já a chefe do Setor de Tempo Integral, professora Andréia Bezerra defendeu o orgulho visto em cada aluno pela conquista da escola. “Essa conquista empolgou todos que acreditaram na potência de cada aluno, resultado de uma soma que trouxe várias premiações”.

A professora e coordenadora do Programa Novo Mais Educação na Escola M. Professora Josefa Botelho, Ana Paula Costa falou da importância do esporte e das mudanças ocorridas dentro do ambiente escolar. “Os alunos que estão envolvidos no programa ajudam a preservar a escola, organizando o Espaço Verde, deixando a escola mais limpa e segue orientando outros alunos que não são do programa e que estão em comportamento indevido que não deve cometer desordem no ambiente escolar. A escola teve uma repaginada na estrutura e foi feita toda uma transformação pedagógica a partir da prática da capoeira, karatê, vôlei, basquete, xadrez, atletismo, queimada e vôlei de areia. Com esse projeto nós já temos alunos atuando em equipes de seleção no Estado. O aluno que passou na escola e está rodando todo o Nordeste em competição. Então, isso pra gente é bastante gratificante”.

A diretora pedagógica, Débora Oliveira Chiavone salientou que o esforço coletivo de educar não vem apenas dos professores. “É o trabalho conjunto e extensivo vindo de vários atores da comunidade incluídos no programa Novo Mais Educação, onde todos dividem seus conhecimentos em prol dos alunos”.

Os alunos que foram premiados em suas categorias de esporte relataram os desempenhos nas conquistas e como essa festa teve uma reciprocidade com as orientações do programa. Mauricio Santos Júnior, 12 anos, disse que seu desempenho nos jogos foi muito bom. “Participei do voleibol e ganhei medalhas de prata e de ouro e essa festa é um presente merecido e representa tudo pra nós que fomos campeãs.”  Juliana Silva Gomes, aluna do 9º ano A, disse que já é o terceiro ano que participa dos JEMS. “Eu conquistei nos últimos três anos medalhas de ouro em basquete e vôlei. E essa festa é legal porque todos os alunos se reúnem de novo”. O encerramento da Festa do Atleta foi realizado com um rodízio de pizzas patrocinado por uma empresa do bairro de Ponta Negra