Mediadores de Leitura apresenta trabalho de incentivo da leitura literária na rede municipal

Crédito da imagem: Manoel Barbosa

Uma manhã de amor ao universo da poesia reuniu assessores pedagógicos, professores e alunos de algumas escolas da Rede Municipal de Ensino no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), para o Seminário Mediadores de Leitura: Enamoramento Literário. O evento aconteceu nessa segunda-feira (25/11).

“O seminário surgiu no meio do ano como uma perspectiva de despertar os sentidos para aguçar os olhares e descobrir talentos. Com base em cinco desafios colocados aos mediadores de leitura nas escolas, eles desenvolveram projetos para que fossem socializados no dia de hoje com toda a nossa Rede Municipal de Ensino”, destacou a assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Rosa Magda dos Santos. Os desafios apresentados foram os seguintes: abraçando as palavras, experiências do mundo da leitura, a poesia para que te quero, deixe a emoção em movimento e literatura e arte e suas emoções.

O aluno Arthur Miguel Ferreira Araújo, de 11 anos, da Escola Municipal Professora Adelina Fernandes falou da importância da literatura na sua vida. “Eu acho muito bom poder se expressar com as palavras. Eu acho os textos e poemas maravilhosos, porque é uma relíquia de palavras. É como se fosse um museu de letras. A pessoa vai lendo, vendo e vendo, sempre lendo. Sem a leitura você não tem o que fazer, porque ler é uma das coisas principais da vida. Eu entendo que a importância da leitura é bem grande. Eu entendo que sem ler não teria vida, pois seria o ser humano no meio do nada. A leitura é uma coisa essencial na nossa vida”. Arthur Araújo apresentou com colegas de classe o Cordel “7 Constituintes”.

Vinicius Samarone Trigueiro do Amaral, de 14 anos, da E. M. Professora Adelina Fernandes apresentou um dos poemas do potiguar Antônio Francisco. “É uma honra apresentar esse poema, pois Antônio Francisco é um dos nossos mestres da poesia potiguar. E eu acho que poetizar é sonhar, é sair de onde estamos só com a mente e viajar sem precisar do físico. É tanto, que em um verso de Antônio Francisco ele fala que sonhar em viajar nas águas feitas pela criatividade. Eu acho que escrever e poetizar é isso”.  Tanto Vinícius Amaral, como Arthur Araújo fazem parte do projeto de leitura realizado na Escola M. Professora Adelina Fernandes que desde 2015 trabalha com autores do Rio Grande do Norte. O projeto “Autores Potiguares na Escola” é realizado sob a coordenação da professora Maria do Carmo Carlos.

Na programação do seminário, houve a apresentação do artista Faísca Sax, do ator e contador de histórias Rodrigo Bico, dos alunos das Escolas Municipais Professora Terezinha Paulino de Lima e Professora Adelina Fernandes, além da participação da jornalista Glácia Marillac. “Eu acho fundamental trazer para as crianças poemas que possam fazer com que elas entendam rapidamente a mensagem que está querendo dizer. Para que elas possam colocar em prática na própria vida. Então, é muito importante que as crianças saibam que na prática precisamos de transformação, e essa transformação começa nos pequenos atos”, destacou Marillac.