Prefeitura do Natal prorroga suspensão das aulas da Rede Municipal

O prefeito Álvaro Dias prorrogou a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino de Natal até o dia 30 de abril de 2020. O decreto nº. 11.931, de 01 de abril de 2020, foi publicado na edição desta quinta-feira (02), do Diário Oficial do Município. De acordo com a Prefeitura do Natal, esse prazo poderá ser revisto a qualquer tempo, antecipado ou prorrogado.

Esta medida ocorre em razão da grave crise de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  Considerando o decreto municipal nº. 11.923, de 20 de março de 2020, que declarou estado de calamidade pública no Município de Natal, é necessário manter o adiamento das aulas.

Durante o período de suspensão das atividades escolares, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) vai garantir a alimentação escolar para os estudantes matriculados nas 146 unidades de ensino. Cerca de 58 mil alunos serão beneficiados.

O kit alimentação foi elaborado pelas nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da SME, destacando que os alunos com algum tipo de restrição alimentar, como por exemplo, diabéticos, celíacos ou intolerância à proteína do leite receberão seu kit alimentação de maneira diferenciada e de acordo com sua restrição alimentar.

O kit alimentação foi elaborado de acordo com o valor nutricional por aluno para um período de um mês.

O kit alimentação vai ser distribuído por aluno, e não por família. A Secretaria Municipal de Educação está finalizando a fase preparatória para contratação e a distribuição deve ocorrer a partir da próxima semana com um cronograma estabelecido por escola pela própria SME.

Ainda neste período uma série de estratégias pedagógicas estão sendo desenvolvidas pelos professores e educadores infantis, da Rede Municipal de Ensino com acompanhamento dos assessores pedagógicos dos departamentos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Os profissionais do magistério estão disponibilizando atividades para que os alunos possam desenvolver em casa durante o isolamento social. Além da produção de vídeos com contação de histórias, ideias criativas, brincadeiras, esclarecimentos sobre a propagação do coronavírus e incentivos para realização de atividades físicas.