Prefeitura do Natal instala novas Academias ao Ar Livre

Crédito da imagem: Divulgação

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), retomou a implantação de novas Academias ao Ar livre (conhecidas como Academias da Terceira Idade -ATIs) em várias praças e áreas verdes das diversas regiões da cidade. Pelo menos 15 novas academias serão implantadas neste trimestre com o objetivo de dotar a cidade de espaços públicos destinados à melhoria da qualidade de vida da população. Desse total, quatro academias já estão concluídas e prontas para uso, cinco estão em execução e seis com obras a serem iniciadas.

Além da implantação da academia, as praças e áreas livres onde os equipamentos foram implantados ganharam revitalização, com execução de limpeza geral, poda das árvores e revisão da iluminação. As academias concluídas e prontas para serem entregues à população são localizadas na área de lazer do conjunto Panatis e na Praça dos Navegantes (Redinha), na zona norte de Natal; na Praça Joaquim Eufrásio (Neópolis) e no Parque da Cidade (Pitimbu), ambas na zona Sul.

Atualmente, a Semsur está com obra em execução para implantação de academias nas praças Arquiteto Ubirajara Galvão (Candelária), Engenheiro Wilson Miranda (Santos Reis) e do Jiqui (Neópolis). Também estão sendo colocados equipamentos no Parque Ney Aranha Marinho (Av. Beira-Canal, no Tirol), na comunidade de Lagoinha (Ponta Negra). Outras academias estão previstas para implantação no pátio da Feira do Pajuçara e nas praças da Bíblia (Soledade II), Ecológica João Gomes da Silva (Soledade) e Norton Chaves (Potilândia).

As Academias ao Ar Livre são espaços destinados à prática de exercícios e lazer. Os aparelhos oferecidos à população possuem a capacidade laboral de estimulação do sistema nervoso central, trabalham a flexibilidade, o fortalecimento de membros superiores e inferiores e também o desenvolvimento da coordenação motora.

O secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, destaca a importância destes espaços para a população. “A atividade física é muito importante para as diversas faixas etárias, principalmente para o idoso. As comunidades beneficiadas estão ganhando espaços totalmente apropriados para a prática de exercícios físicos que proporcionam convivência, prática do esporte e lazer, melhorando a qualidade de vida e gerando benefícios à saúde do natalense”.