Prefeitura amplia acessibilidade às praias urbanas

Crédito da imagem: Foto: Alex Régis

A Prefeitura de Natal iniciou o serviço de instalação e recuperação de acesso às praias urbanas visando a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida para uso de escadas. A Secretaria de Obras e Infraestrutura é a responsável pelo trabalho.

Na praia de Miami, Zona Leste da cidade, foi instalada uma rampa junto à escadaria que já havia no local. Frequentador da praia, o surfista Jonathan Freitas, elogiou a instalação da rampa que agora possibilita que cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade desçam para a areia da praia e até possam desfrutar de um banho de mar. “No fim da tarde tem gente que desce aqui e é legal ver que todo mundo pode vir pra praia”, disse.

O investimento desse equipamento na praia de Miami foi em torno de R$ 32 mil, para atender a uma reivindicação da população. Para a praia de Areia Preta, também na Zona Leste, está previsto o início da obra de acesso à beira-mar para meados de fevereiro com tempo de obra em torno de dois meses. O valor foi orçado em torno de R$ 86,5 mil.

Ponta Negra

Para a praia de Ponta Negra, Zona Sul da cidade, está previsto o serviço de recuperação dos acessos de escadas e rampas do calçadão à beira-mar, dentro do serviço de enrocamento, para este ano. O objetivo é restaurar as já instaladas que sofreram desgaste do tempo e da ação da maré.

Os acessos à beira-mar, tanto escadarias como rampas, são feitos nas praias urbanas para garantir a segurança de mobilidade aos frequentadores. As rampas vêm sendo instaladas para que as pessoas de todas as idades e também com alguma dificuldade de mobilidade possam desfrutar das praias da cidade.

Além de atender à população local, o acesso garantido à areia é interesse também de quem visita a cidade. Muitas pessoas procuram saber se o litoral oferece a possibilidade de mobilidade à beira-mar, principalmente a cadeirantes.

Mobilidade

As escadas instaladas nas praias não atendem às necessidades de todas as pessoas, levando-se em conta as dificuldades de mobilidade, como os cadeirantes. O presidente da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN), Jackson Alexandre, afirma que muitas pessoas que moram em Ponta Negra, por exemplo, só passaram a frequentar a praia após o programa Praia Inclusiva, idealizado pela Sadef/RN que tem o apoio da Prefeitura de Natal.

Segundo Jackson, pessoas de outros estados entram em contato para saber como é a acessibilidade às praias quando pensam em visitar a cidade. “Então as pessoas se sentem felizes de saber que vão ter um lugar onde elas possam desfrutar das nossas praias, com uma simples rampa de acesso para poderem tomar um banho de mar. Então isso é muito gratificante”, reconhece. O projeto Praia Inclusiva oferece banho de mar assistido além de atividades como stand up padlle com pranchas adaptadas e futebol.