SMS Natal inicia cadastro de idosos acamados para vacinação contra Covid-19

Crédito da imagem: Foto: Alex Régis

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), inicia nesta quinta-feira (04) o cadastro de idosos acamados para receber a vacina contra a Covid-19 em domicílio. Nesse primeiro momento será considerado o público idoso com 75 anos e mais para receber a imunização nas próximas semanas, com plataforma online de cadastros disponível no App Natal Digital ou na home do portal da Prefeitura em natal.rn.gov.br. Podem ser cadastradas pessoas que permanecem acamadas por períodos curtos ou longos portadores de doenças crônicas, idade avançada, deficiência, dentre outros, que necessitam da ajuda de um cuidador nas atividades de vida diária e possuem 60 anos ou mais.

"Quando for iniciada a vacinação dos idosos, que deve acontecer na próxima semana, os idosos acamados de 75 e mais serão o primeiro público desta fase a receber a vacina contra Covid-19", afirma George Antunes, Secretário Municipal de Natal.

“Esse sistema é o mesmo que já utilizamos em estratégias anteriores como a vacinação contra influenza em 2020 e também o cadastro que abrimos para os condomínios que têm a partir de cinco idosos do grupo de risco, para receber a vacina contra Covid-19. Aproveito para informar que o cadastramento de idosos em condomínios encerra nesta sexta-feira (05)”, comenta o secretário.

Para se cadastrar o responsável pelo idoso deve realizar um cadastro pessoal para que em seguida possa informar as informações da pessoa idosa, como CPF, endereço completo, doença de base que levou à pessoa a ficar acamada, comorbidades e também os cuidadores. O sistema de cadastros é desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) através de uma parceria firmada entre SMS/Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).