Prefeitura celebra Semana do Meio Ambiente com discussões em torno da ciência e tecnologia

Alex Régis/Secom

Com o tema “Inovar para preservar: Ciência e tecnologia a favor do meio ambiente”, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, abriu na manhã desta segunda-feira (31) a programação da Semana do Meio Ambiente. Neste ano, as discussões seguem via remota, com lives e podcasts até o sábado 05 de junho.

Celebrado de maneira diferente por causa das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19, toda a programação, inclusive a abertura nesta segunda-feira, ocorre de forma remota, com transmissão pelo canal do Youtube da Prefeitura de Natal. Fizeram parte ainda da abertura os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita; a secretária Executiva, Danielle Mafra; o de Comunicação, Heverton Freitas, além do convidado, o professor doutor em desenvolvimento e meio ambiente, Leonardo Pivôtto.

O prefeito Álvaro Dias abriu a Semana através do canal do youtube da Prefeitura (youtube.com/natalprefeitura) e destacou que Natal, por ser uma cidade com vocação turística, depende muito de uma boa relação com o meio ambiente. “Convoco a população para se juntar com o poder público na preservação ambiental. Vamos investir na nossa cidade para torná-la sempre agradável, bonita e convidativa. A ciência e a tecnologia são aliadas fundamentais ao Meio Ambiente. Vamos adotar mais canteiros e praças plantando árvores onde for possível”, destacou Álvaro Dias.

O prefeito destacou projetos como o “Planta Natal”, que tem por objetivo o plantio de 20 mil árvores pela cidade em toda sua gestão, além do “Limpa Natal”, e da restauração, manutenção e recuperação de praças antigas e deterioradas, agora transformadas em espaços agradáveis de convivência. Além desses projetos, o Município mantém o “Natal mais verde” que incentiva as pessoas e instituições a adotarem canteiros e praças.

Tecnologias inovadoras
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, destacou a importância que a tecnologia vem tendo nas administrações das cidades e também de forma aliada à preservação do meio ambiente. “E em meio ao enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o assunto se coloca em evidência pela importância do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que resultem em alternativas eficientes, capazes de sustentar o planeta futuramente. Cidades inteligentes usam a tecnologia para atingir algum objetivo, fazendo uso da tecnologia para coleta de dados através de dispositivos que fornecem o acesso aos serviços. Cidades sustentáveis pensam no ser humano, na capacidade de se manter ao longo do tempo e no caminho que irá ser percorrido para que não comprometa as futuras gerações”, observou o secretário.

A Prefeitura tem investido em tecnologia para atendimento remoto, em processos eletrônicos, por exemplo. “A Semurb está 100% de forma online. Temos celeridade nos processos eletrônicos, transparência na emissão dos atos e licenças ambientais, sempre com o objetivo de conectar pessoas. Tablets e programas com acesso pelo WhatsApp irão nos ajudar a denunciar e reclamar, de forma instantânea, sobre corte de árvores e invasões, facilitando o acesso da população à Prefeitura e agilizando os serviços”, afirmou Thiago Mesquita.

A Prefeitura quer ampliar esta ação, de serviços conectados, projetando na população a percepção dos conceitos do que seja área de preservação permanente, por exemplo, através de aplicativos simples e acessíveis. “A população precisa estar consciente sobre o seu papel social e ambiental em manter as áreas preservadas”, disse o secretário.

Segundo Leonardo Pivôtto, professor doutor em desenvolvimento e meio ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Natal tem um grande potencial turístico natural e a tecnologia leva o acesso à informação daquelas pessoas que trabalham com esta atividade, dando oportunidade de melhorias para a atuação na área.  “Precisamos pensar em Natal para o natalense, com espaços públicos de convivência que possibilitem aproximar pessoas. Harmonizar e aproximar a cidade com foco nas comunidades que possam ter acesso aos serviços é proporcionar igualdade social e desenvolvimento econômico. Precisamos conservar e não simplesmente preservar. Conservar é fazer bom uso, já preservar é o não uso dos espaços”, afirma Pivôtto.

Com o tema Inovar para preservar: ciência e tecnologia a favor do meio ambiente, a programação desenvolvida ao longo da semana traz ainda webinário, palestras, mesas redondas, biodicas, podcasts, tutoriais e vídeos nas redes sociais. Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.

Confira a programação completa Aqui