Mesa redonda debate as ações e estratégias intersetoriais para gestão do verde em Natal

Foto: Divulgação/Semurb

A Prefeitura do Natal realiza nesta terça-feira (1),  uma mesa redonda com o tema “As ações para gestão do verde em Natal: estratégias intersetoriais”, às 16h30, ao vivo ao vivo pelo canal do youtube da Prefeitura do Natal (youtube.com/natalprefeitura). O evento faz parte da Semana do Meio Ambiente de 2021 coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que acontece até o dia 5.

Nesta mesa será debatido o projeto Planta Natal que tem como proposta realizar o plantio de mais de 20 mil árvores nativas, como também a limpeza e manutenção dos equipamentos públicos, paisagismo urbano, o manejo arbóreo e mitigação de risco da cidade e a gestão das áreas verdes do Município e sua importância para a cidade.

A discussão contará com a participação de Danielle Mafra (mediadora), secretária executiva da Prefeitura do Natal e coordenadora do Planta Natal, Josenildo Barbosa, secretário adjunto de Operações da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), Renata Larissa, Diretora de Paisagismo da Semsur , Shirley Moreira, chefe do projeto Natal Mais Verde da Semsur e o tecnólogo ambiental do departamento de conservação e recuperação ambiental da Semurb, Gustavo Soares.

A Semana do Meio Ambiente de 2021 chega com uma série de atividades diversificadas para o público. A temática escolhida para este ano é “Inovar para preservar: ciência e tecnologia a favor do meio ambiente. O evento será realizado, de forma virtual, devido à pandemia.  Durante a programação de hoje haverá também  às 19h30, uma palestra com o tema “Mudanças climáticas e a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento sustentável”.

Na roda de conversas para debater o assunto estará Gustavo Soares, biólogo e tecnólogo ambiental da Semurb, Flávia Janine, tecnóloga ambiental e mestre em Engenharia Sanitária da Semurb, Virgílio Teixeira Machado, coordenador do Fórum Clima Salvador – Bahia e Zoraide Pessoa, doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade de Campinas (UNICAMP/ SP).

Já amanhã (2), acontece o Webinar “Ciência e tecnologia a favor do meio ambiente” que é o tema principal da SEMA 2021. Em meio ao enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, o assunto se coloca em evidência pela importância do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, que resultem em alternativas eficientes, capazes de sustentar o planeta futuramente.

Para tratar do assunto, irão participar da roda de conversas, Thiago Mesquita, secretário da Semurb, Jean Tavares, coordenador do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Cláudio Moisés, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para conferir a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Natal 2021, clique aqui.