Defesa Civil de Natal participa de encontro sobre protocolo integrado de atendimento a ocorrências

Divulgação/Semdes

A Defesa Civil Municipal participou nessa quarta-feira (03), de um encontro de elaboração de protocolo para acelerar o atendimento das ações da Defesa Civil na região que engloba Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim e Extremoz. A ação coordenada pela Defesa Civil Estadual busca integrar os órgãos municipais de maneira a atuar em casos de eventos que exijam a intervenção destas instituições, a exemplo de desmoronamentos, explosões, alagamentos e outros efeitos que venham a comprometer a segurança da população.

A chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, participou diretamente da reunião realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que contou com a participação do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos Carvalho, o diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), Kleber Macedo, e dos representares municipais das defesas civil de Macaíba, Laura Morais, Extremoz, César Lourenço, Ceará-Mirim, Aretuza Kaline, e Parnamirim, George Bezerra.

Nesse primeiro encontro foi discutido um procedimento padrão que deve ser exercido por todos os órgãos de Defesa Civil em conjunto. Nessa situação, em caso de urgência será acionado um protocolo comum unindo forças e agilizando medidas relacionadas a salvamento, resgate ou qualquer outra situação na qual a preservação da vida seja missão da Defesa Civil.

No atual memento, o protocolo deve ser estabelecido compreendendo os municípios da Grande Natal, sendo a padronização efetivada a partir do momento em que a informação de socorro chega ao sistema de atendimento de urgência e despacho de ocorrência no Ciosp, seguindo de maneira comum as demais fases do atendimento até a chegada do socorro e concluindo com a solução da situação.

Outras reuniões devem acontecer para formatar e colocar em operação essa integração entre as instituições de Defesa Civil. Com essa medida é pretendido conceder uma resposta mais rápida , mais eficiente e mais eficaz em ocorrências de responsabilidade da Defesa Civil.