Vacinação contra influenza inicia terceira etapa nesta quarta-feira

Secom

A Prefeitura do Natal começou a vacinar nesta quarta-feira (9) um novo público contra a influenza. Nesta terceira etapa estão incluídos doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade.

Os pontos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) para receber o imunizante na capital são 20 unidades básicas de saúde, o drive-thru do Ginásio Nélio Dias (portão 03) e o ponto para pedestres da Praça Augusto Leite, no Tirol. É necessário levar no ato da vacinação a caderneta vacinal, documento com foto e comprovante de residência de Natal. As pessoas com alguma comorbidade devem estar munidas de atestado médico para comprovar a existência da doença crônica e os profissionais também precisam apresentar os crachás de trabalho ou documento que mostre vínculo empregatício para receber a imunização.

Em 2021 a campanha acontece paralela à vacinação contra a Covid-19 e deve haver intervalo de 14 dias entre as aplicações. Quando coincidir o público-alvo das etapas, deve ser priorizado concluir o esquema vacinal da dose de Coronavac. Para o público que recebeu Oxford ou Pfizer, é possível receber o imunizante contra a gripe entre a primeira e segunda dose, desde que respeite o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde.

"Como estamos em duas grandes campanhas de vacinação, é importante que a população atente-se aos prazos de intervalo entre as doses. A gente também pede aos públicos prioritários que observem a documentação comprobatória. Se você pertence a um dos grupos das etapas anteriores também pode comparecer a um ponto e se vacinar", comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.

O público de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde da fase 1; bem como idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas contemplados na fase 2 também podem receber o imunizante durante a terceira fase da campanha.

Confira a lista dos locais de vacinação:

Drive Nélio Dias - Av. Guararapes, s/n. Lagoa Azul (Portão 03 - diariamente das 08h às 16h).

Praça Augusto Leite (seg a sex das 08h às 16h)

Vinte salas de vacinação com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Distrito Sanitário Norte I

USF Vista Verde - Rua Linda Batista, 18 - Pajuçara

USF África - Av. Dr João Medeiros Filho, 02 - Redinha

USF Cidade Praia - Rua São Caetano, 520 -Lagoa Azul

USF José Sarney - Rua dos Lírios, 231 - Lagoa Azul

Distrito Sanitário Norte II

USF Potengi - Av. Itapetinga, 02. Conjunto Santarém

USF Igapó - Rua São Tiago, 01. Igapó

USF Parque dos Coqueiros - Rua das Pedrinhas, s/n. Parque dos Coqueiros

USF Pedra do Sino - Rua Pedra do Sino, s/n. Conjunto Soledade I

Distrito Sanitário Leste

USF Aparecida - Rua Guanabara, 1050 -Mãe Luiza

Distrito Sanitário Oeste

USF Guarapes - Rua Lagoa Seca, 74.

USF Bom Pastor - Rua Augusto Calheiros, 01

UM Felipe Camarão - Rua da Tamarineira, 25