Ação ambiental no Instagram alcança 690 curtidas que serão transformadas em plantio de mudas


Ação ambiental no Instagram alcança 690 curtidas que serão transformadas em plantio de mudas
Alex Régis

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no último dia 5 junho, a Prefeitura do Natal realizou uma ação de sustentabilidade on-line em seu Instagram como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2021.  O perfil @natalprefeitura publicou uma postagem especial para estimular a população a engajar e contribuir com a arborização da cidade. “Sua curtida se transforma em uma árvore, que tal?”, dizia a postagem. Ao todo, 690 pessoas curtiram o post e para concretizar a ação virtual, o projeto Planta Natal vai realizar o “plantio dos likes” até o final do ano.


Serão plantadas as espécies de Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê amarelo, Ipê branco, Ipê roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá, Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici da Praia, Mangabeira e Pitanga.  O projeto vai realizar os plantios durante às terças e quintas-feiras, com foco em áreas verdes, como praças, escolas, prédios e equipamentos públicos. 

 

Segundo a secretária executiva do Gabinete do Prefeito (GAPRE), e coordenadora do projeto, Danielle Mafra, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) foi abraçada com muito entusiasmo pelo projeto.  "Ficamos surpresos com a repercussão, chegamos a pensar que não  daríamos conta, mas o número de likes-árvores foi compatível com nossa demanda, que estamos executando semanalmente", comentou. 

 

Danielle ainda lembra que quem tiver interesse em solicitar o plantio pode enviar um e-mail para plantanatal@natal.rn.gov.br e a equipe fará uma avaliação se o local  é compatível e apropriado para o plantio. "A equipe responsável das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur) e a Semurb fazem a avaliação dos locais e quais são as espécies apropriadas para cada um e estabelece o quantitativo de mudas que serão plantadas. A ação, além do benefício estético, trará conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização das pessoas", disse. 

 

O Planta Natal é um projeto da Prefeitura, tendo por objetivo plantar 20 mil espécies vegetais nativas no município de Natal, durante a atual gestão. E conta a participação dos natalenses, que compartilharão com o Município a manutenção e conservação do que foi plantado. Para mais informações acesse o site plantanatal.com.br.


SEMA 2021

Com o tema Inovar para preservar: ciência e tecnologia a favor do meio ambiente, a programação da semana trouxe webinário, palestra, mesas redondas, biodicas, podcasts, tutoriais e vídeos nas redes sociais como parte da agenda de atividades, que se enceram nesta quarta-feira (9) com a reabertura do Horto Municipal do Potengi. Coordenada pela Semurb, a programação virtual mobilizou várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.  
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389