Parque Ecológico passa por tratamento fitossanitário

Roberto Galhardo/Semsur

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está realizando o tratamento fitossanitário do Parque Ecológico de Capim Macio, Zona Sul da cidade. Essa etapa sucede o manejo arbóreo de poda realizado no mês passado, quando foi feita a limpeza de galhos apodrecidos, necrosados, fraturados e com infestação de cupins e outros agentes causadores de doenças. O trabalho deverá prosseguir até o dia 16 de julho em  paralelo às obras de revitalização do parque.

Segundo explica a diretora de Paisagismo da Semsur, Renata Larissa, o tratamento fitossanitário é uma medida voltada à saúde das espécies vegetais e à preservação do parque. Renata explica que anteriormente parte do terreno foi utilizada ilegalmente para construção de uma residência, mas, após a retomada da área pela Prefeitura, houve a motivação de transformá-la em um Parque Ecológico, de modo a beneficiar a população com uma área arborizada e segura para práticas de atividades de recreação e lazer.

“Todas as árvores passaram por um manejo adequado de poda e atualmente estão sendo tratadas contra o ataque das pragas e patógenos, de modo a existir a preservação da vegetação no local e segurança da população”, declarou.

Para isso, a Semsur elaborou um projeto de aproveitamento sustentável dos aspectos naturais do parque constando de levantamento sobre a saúde dos vegetais, principalmente quanto à presença de cupins e formigas, já que o parque tem uma flora bem diversificada. Após o levantamento foi verificada que a espécie mais afetada por pragas é o cajueiro. As espécies predominantes no parque são, além dos cajueiros, mangabeiras, juremas pretas, craibeiras, pitangueiras, tamarineiras e Jambeiros.

Projeto de revitalização

O parque ecológico de Capim Macio está inserido numa área de 39.963,65 metros quadrados, próximo à avenida Roberto Freire, a centros comerciais e a condomínios residenciais. Situado entre as Ruas Ismael Pereira da Silva, Mis. Joel Carlson, Industrial João Mota e Antônio Farache.

O projeto de revitalização, elaborado pela Semsur, vai dotar o parque de estrutura e equipamentos destinados à prática de atividade física, esporte e lazer, além de ambientes adequados a sociabilidades, reuniões e eventos. O parque terá quadra poliesportiva com arquibancada, pista de cooper, playground, bicicletário, pátio para eventos, conselho comunitário e oficina para cursos e práticas de atividades manuais.