Prevenção ao suicídio é tema de discussão das Unidades de Saúde de Natal

Rede de atenção primária tem levado discussão aos cidadãos
Foto: SMS

No Setembro Amarelo a palavra-chave para definir a campanha é o acolhimento. Um alerta para a prevenção ao suicídio, através da percepção de sinais como depressão, tristeza e reclusão, por exemplo. A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), desenvolve ações nas unidades básicas de saúde sobre a temática durante todo o mês, mas o alerta de observar os sinais deve ter atenção durante todo o ano.

A orientação ao perceber alguns dos sintomas sugestivos acima é buscar conversar com o indivíduo e tentar ajudar com apoio psicológico. Através dos profissionais especializados na rede de atenção primária (UBS), pode haver um acompanhamento psicossocial e acima de tudo estender um ombro amigo para acolher o paciente. Ao perceber sintomas graves como tentativa, pode-se levar o usuário a uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica.

As unidades básicas de saúde preparam rodas de conversas com painéis expositores, distribuição de panfletos e dinâmicas para refletir o tema nas salas de espera. Em 17 de setembro a USF Nova Aliança desenvolve programação nos espaços da unidade durante a manhã; no dia 20 de setembro a USF Soledade II promove atividade de universalização, equidade e integridade através de exercícios físicos na quadra poliesportiva do bairro, às 06h30, com os grupos Sol Nascente e Arte & Saúde; ainda no mesmo dia as UBS Jardim Progresso, USF Parque dos Coqueiros e UBS Pedra do Sino desenvolvem mesa redonda em comemoração ao aniversário do SUS.