Procon Natal realiza pesquisa de preço de combustível em Natal

Pesquisa constata preços dos combustíveis elevados na capital
Foto: Alessandro Marques/Procon Natal

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor do Natal - Procon Natal, realizou uma pesquisa de preço dos combustíveis em 82 postos das quatro regiões da cidade e verificou neste mês de setembro um aumento de  8,94% nos preços da gasolina comum, em relação ao mês anterior.

Os dados demonstram que a média da gasolina comum encontrada nos postos no mês de setembro foi de R$ 6,668 e que isso representa uma alta de R$ 0,547 por litro de gasolina, já que em agosto o preço médio foi de R$ 6,121. O menor preço foi encontrado na região leste no valor de R$ 6,590 e o maior ficou em média R$ 6,699 nas regiões, sul, leste e oeste. A pesquisa encontrou também aumento nos preços do Etanol (2,85%), da gasolina aditivada (8,50%), do diesel comum (5,50%), do diesel S-10 (4,39%) e do Gás veicular (9,93%).

A inspeção encontrou um aumento do gás veicular de 9, 93%, onde o metro cúbico está ao preço médio de R$ 4,689, representando um acréscimo maior do que os 7% anunciado pela Petrobrás em agosto. Diante disso, o Procon Natal afirma que está autuando os posto de combustíveis para que expliquem o reajuste maior que o anunciado pela estatal brasileira.

A pesquisa completa está disponível no site www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa, e conta com um ranking incluindo os endereços e regiões dos dez postos com os preços mais baratos na cidade. O Procon Natal orienta para que todos os motoristas utilizem essa ferramenta de pesquisa ao realizar sua compra, sempre prevalecendo o direito do consumidor de pesquisar o lugar mais barato para adquirir o produto e em caso de abuso econômico denunciar aos órgãos competentes em defesa do consumidor. O Procon lembra ainda que o preço das bombas está  diretamente atrelado ao dólar, gerando impacto direto no consumidor final.