Semurb vistoria trecho das obras de reforma e estruturação dos 70km de calçadas de Natal

Foto:Divulgação/Semurb

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita e a secretária adjunta de fiscalização e licenciamento, Alessandra Marinho, estiveram na manhã desta sexta-feira (17), na Avenida Norton Chaves, acompanhados de técnicos da pasta, para vistoriar o primeiro trecho das obras de reforma e estruturação dos 70km de calçadas de Natal. O objetivo foi acompanhar a execução e averiguar o que pode haver de falhas e dificuldades e evitar que se repitam nas demais fases.

A obra licitada pela Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV) tem recursos federais orçados em mais de R$ 29 milhões e está de acordo com a norma que prevê o Plano Diretor de Natal, que deve ser elaborado com um projeto de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Entre estas medidas estão calçadas com rampa e sem desnível.

"A execução das calçadas darão uma nova aparência nas quatro regiões da cidade, mais inclusão e acessibilidade. A Prefeitura do Natal avança no compromisso de tornar Natal cada dia mais acessível e moderna para as pessoas e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade", disse Mesquita.

Já a secretária adjunta da Semurb, Alessandra Marinho, explica que as vistorias objetivam acompanhar a execução para garantir o atendimento às normas de acessibilidade 9050/2020, 16537/2016 e legislações correlatas. "Entre elas conferir medidas, inclinações, espaçamento para plantio de árvores, o tipo de piso que está sendo colocado, se realmente é acessível, antiderrapante e ao mesmo tempo não é trepidante ,por exemplo".

As obras de recuperação e modernização dos espaços públicos, com implantação de rotas de deslocamento para os pedestres  quer dotar os equipamentos de mais acessibilidade e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade.