Semdes promove ações de saúde preventiva direcionadas ao guarda municipal de Natal

Ação tem o objetivo de identificar possíveis problemas de saúde
Foto: Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) está realizando, por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam), um trabalho de prevenção direcionado à saúde do agente da GMN. A ação consiste numa visita dos técnicos de saúde do Nasgam em cada local de trabalho, onde o guarda passa por uma avalição rápida com aferição de pressão arterial e teste glicêmico.

A medida de prevenção à saúde do trabalhador tem o objetivo de identificar possível sinais de desajustes na saúde e, nessas situações, o guarda municipal é orientando e encaminhado ao serviço médico adequado para o tratamento da enfermidade detectada nas avaliações.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, explicou que medidas simples de prevenção podem salvar vidas, já que enfermidades como a hipertensão e a diabetes muitas vezes agem de maneira silenciosa evitando o tratamento precoce e aumentado os danos à saúde quanto mais tardio for o início do tratamento. “É um trabalho importante que zela para saúde do operador de segurança pública e pela qualidade de vida no trabalho”, comentou.

A psicóloga e coordenadora do Nasgam, Fátima Miranda, contou que além da ação de prevenção o Núcleo vai promover na próxima quinta-feira (30), uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, que é uma campanha de prevenção ao suicídio. A pauta vai abordar o tema: A Saúde Mental do Trabalhador.

“Será uma palestra online realizada no Google Meet onde todos os guardas municipais poderão ter acesso. A partir das 15h, estarei juntamente com o psicólogo convidado, Breno Lopes, conversando sobre saúde mental e ensinando alguns hábitos que podem auxiliar a manter a saúde mental no ambiente coorporativo”, informou Fátima Miranda.

O Nasgam atende todo o corpo de servidores da Guarda Municipal e é composto por agentes habilitados nas áreas de psicologia, enfermagem, nutrição, terapia holística e fisioterapia. Tem objetivo de oferecer apoio psicossocial e nutricional ao profissional de segurança pública da GMN. O Nasgam é responsável por atuar no âmbito das relações profissionais agindo de forma permanente no apoio e orientação nas dificuldades envolvendo agentes da GMN e promovendo qualidade de vida no trabalho.