Prefeitura e MDR anunciam para novembro licitação para projeto da engorda de Ponta Negra


Prefeitura e MDR anunciam para novembro licitação para projeto da engorda de Ponta Negra
Data foi anunciada pelo prefeito na tarde desta segunda-feira
Foto: Joana Lima / Secom

A maior obra de transformação da beira-mar de Natal já tem previsão de iniciar. No dia 16 de novembro será aberto o processo licitatório do projeto de engorda e recuperação da orla de Ponta Negra. A data foi anunciada pelo prefeito Álvaro Dias, durante a assinatura do termo de empenho nesta segunda-feira (27), ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional,  Rogério Marinho. A apresentação do projeto e a celebração da parceria entre Município e Governo Federal aconteceu no auditório do hotel Praiamar, com presença de autoridades municipais, secretários, trade turístico e comerciantes que atuam em Ponta Negra. 

A intervenção vai receber o maior volume de investimentos públicos, no total de R $75,1 milhões. Para o prefeito Álvaro Dias, esta é uma das maiores obras já planejadas para  Natal: "Tenho a convicção de que vivemos um momento histórico. Não podemos medir a importância desta obra que irá garantir a preservação da praia de Ponta Negra para hoje e para as gerações futuras e transformar o turismo da capital. É a tranquilidade de garantir o legado natural mais importante dos natalenses, o cartão postal do Rio Grande do Norte. Nenhuma obra era tão esperada como essa”, disse o chefe do executivo municipal. O prefeito agradeceu a sensibilidade do ministro Rogério Marinho que desde quando foi apresentado ao projeto encampou a iniciativa e trabalhou para viabilizá-la: "O ministro Rogério Marinho abriu as portas do seu ministério para Natal e a parceria foi além dos recursos, pois muitos técnicos se empenharam em viabilizar este projeto", disse o prefeito. 

O alargamento da faixa de areia de Ponta Negra contempla quatro quilômetros de extensão entre o Morro do Careca e o hotel Serhs, na Via Costeira. De acordo com o projeto apresentado pelo secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, a  engorda será feira a partir da retirada de um banco de areia do mar, com o mesmo tamanho, densidade e granulometria do material original da praia. “Os estudos identificaram um banco localizado na região de Areia Preta, de 6 milhões de metros cúbicos de areia”, detalhou o secretário. 

A intervenção vai deixar a faixa de areia em 100 metros quando a maré estiver seca e 30 metros a 50 metros quando estiver cheia. Ainda de acordo com o titular da pasta, existe a complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira do avanço do mar, e as estruturas de tecnologia de blocos. A expectativa é que os serviços sejam realizados em 30 meses, com avanço gradual de aterramento e contenção, até completar toda a extensão.   

O Ministro Rogério Marinho lembrou que a data emblemática do Dia Mundial do Turismo foi importante para o anúncio do projeto e destacou que esse legado está sendo possível em grande parte pela capacidade técnica desta parceria entre prefeitura de Natal e Ministério do Desenvolvimento Regional. “A prefeitura tem sido uma grande parceira por nos municiar de projetos técnicos que levam em consideração o interesse público”, elogiou o ministro. Rogério Marinho disse ainda que a obra promove um círculo virtuoso de valorização da indústria do turismo que é a que mais emprega no Rio Grande do Norte. 

A apresentação também contou com falas emocionadas como a do Presidente da ABIH, o empresário Abdon Gosson, que falou da importância dessa intervenção para “os mais de 120 mil trabalhadores ligados ao turismo”. “Será uma obra de extrema beleza e grandeza. um momento esperado do turismo da nossa cidade, imaginem quanto tempo estamos esperando por isso. Podemos sonhar com essa orla que vai dignificar os natalenses e as pessoas que ali trabalham. Teremos 100 metros de beira-mar”, festejou. Para o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, "a história do turismo no Rio Grande do Norte terá uma régua, antes e depois da engorda da praia de Ponta Negra”.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389