Guarda Municipal realiza operação saturação noturna na Cidade Alta 


Guarda Municipal realiza operação saturação noturna na Cidade Alta 
As rondas se concentram nas paradas de transporte coletivo, praças, prédios públicos e comerciais
Foto: Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por meio do Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN), realizou na noite dessa quarta-feira (13), uma operação de saturação nas ruas do Centro da Cidade. A missão teve o objetivo de inibir delitos de roubos, furtos, arrombamentos, além do consumo e comércio de entorpecentes na região da Cidade Alta. 

 
A operação mobilizou guardas municipais e viaturas de patrulhamento que agiram na realização de rondas nas ruas, paradas de transporte coletivo, praças, prédios públicos e comerciais. A ação resultou na abordagem de diversas pessoas que se encontravam em situação de fundada suspeita, principalmente no tocante ao consumo de drogas em via pública. 

 
O subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, explicou que a medida de prevenção foi tomada após denúncias de formação de pontos de consumo de entorpecentes durante a noite na Cidade Alta, além de assaltos registrados no início da noite na localidade, tendo como vítimas clientes e trabalhadores do comércio.  

 
“Esse é um trabalho de segurança preventiva focado na técnica de saturação do ambiente, que consiste em ampliar o número de patrulhamento e abordagens a pessoas em uma área considerada crítica do ponto de vista da insegurança. Estaremos desenvolvendo outras ações dessa natureza durante o dia nessa mesma localidade”, assegurou o subcomandante Cruz. 

 
O coordenador do Gapa/GMN, Ocimar Dantas, falou que a operação iniciou com a realização de ponto base nas áreas de maior circulação de pessoas no sentido de garantir a segurança dos trabalhadores que finalizavam o serviço no início da noite e voltavam para casa. Em seguida, as guarnições iniciaram a segunda parte da ação com patrulha móvel e abordagens a suspeitos em vários pontos do Centro da capital.  

 
“Estamos intensificando as ações do Gapa já que a ideia é garantir a segurança pública no corredor Cidade Alta, Ribeira e Alecrim. Essas ações irão se intensificadas durante o dia de hoje com o apoio de outros grupamentos da GMN”, comunicou Ocimar. 

 
Durante a Operação Saturação as guarnições da GMN não registraram atos delituosos na área de atuação, o que mostra o êxito da medida. A ação de saturação é uma das ferramentas preventivas que a GMN está utilizando de acordo com informações de inteligência para evitar e combater a prática de crimes em localidades específicas. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389