Prefeito se reúne com embaixador da Alemanha e ministro das Comunicações em busca de investimentos

Álvaro Dias teve encontro com o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms
Foto: Secom

Em Brasília para buscar investimentos e recursos para executar obras e promover ações em prol do desenvolvimento de Natal, o prefeito Álvaro Dias cumpriu uma extensa agenda de atividades na capital federal nesta quarta-feira (20). O chefe do executivo municipal se encontrou com o embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. Na sequência, Álvaro também se reuniu com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para discutir a ampliação dos programas Internet na Praça e Wi-Fi Brasil, ação do governo federal que disponibiliza conexão de alta velocidade para os municípios.

Na conversa com o embaixador, Álvaro Dias oficializou o convite ao diplomata para visitar Natal em breve para tratar institucionalmente de investimentos de empresas alemãs na cidade. O prefeito falou sobre as potencialidades econômicas de Natal, destacando, sobretudo o turismo, principal vetor de desenvolvimento da economia local, ressaltando que o setor está recebendo uma atenção especial da gestão municipal com vistas a dinamizar e potencializar os ganhos das mais de 52 atividades envolvidas na cadeia produtiva do turismo potiguar.

“Tivemos uma conversa muito proveitosa com o embaixador Heiko Toms. Falamos sobre as obras de engorda de Ponta Negra, sobre o terminal turístico da Redinha, a reformulação da escadaria de Areia Preta e as intervenções que estamos executando no Centro Histórico e iremos iniciar na Ribeira, projetando revitalizar toda aquela região. Temos uma vocação natural para o turismo e estamos trabalhando para diversificar as opções de lazer tanto para os natalenses quanto para os turistas. O embaixador se mostrou muito receptivo, disse que vai atender ao nosso convite e visitará Natal em breve”, comentou o prefeito.

Na agenda com o ministro Fábio Faria, o prefeito Álvaro Dias foi acompanhado pela secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, e pelo diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), Rossini Oliveira. Dentre os vários assuntos tratados, destaque para os projetos Internet na Praça e Wi-Fi Brasil. O prefeito solicitou a ampliação da iniciativa em Natal.

O programa Wi-Fi Brasil é coordenado pelo Ministério das Comunicações, e consiste na instalação de pontos de Internet banda larga para atender áreas de vulnerabilidade social, onde existe pouca ou nenhuma rede de internet.  Natal é um dos municípios beneficiados, recebendo, nesse primeiro momento, cinco pontos de Internet, os quais, a princípio, atendem escolas, CMEIS e/ou unidades de saúde nos bairros da idade Praia, Rocas, Redinha (África), Guarapes e Passo da Pátria, contemplando equipamentos públicos em áreas mais vulneráveis da cidade e que ainda apresentam dificuldades de conectividade e sinal.

“Esse é um programa de extrema relevância, pois contribui para melhorar a oferta de serviços públicos. Contamos com cinco pontos e solicitamos a ampliação para poder beneficiar ainda mais as comunidades de Natal. Esse processo de inclusão digital é fundamental para qualquer sociedade avançar e se desenvolver. Estamos trabalhando para conectar as pessoas, democratizando e universalizando o acesso da população que vive em áreas onde o sinal de internet não chega com tanta intensidade, aos benefícios gerados pela tecnologia. Agradecer a atenção e a sensibilidade do ministro Fábio Faria que tem contribuído muito para atender os nossos pleitos junto ao Governo Federal. Tenho a convicção de que vai nos ajudar em mais essa demanda apresentada”, concluiu Álvaro.