Tamponamento de ligações clandestinas de esgotos em Igapó segue decisão judicial 


Tamponamento de ligações clandestinas de esgotos em Igapó segue decisão judicial 
Trabalho iniciou na manhã desta sexta-feira (22) após moradores serem notificados
Foto: Divulgação/Semurb

A  Prefeitura do Natal por meio da Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou na manhã desta sexta-feira (22), o tamponamento das ligações clandestinas de esgotos no Conjunto Cidade do Sol, no bairro de Igapó, Zona Norte da capital.  A operação é cumprimento de decisão judicial e acontece durante os próximos 30 dias, até que todas as tubulações que lançam o efluentes em via pública sejam vedadas.  Ao todo foram 108 residências notificadas pela fiscalização.

Antes de iniciar os tamponamentos nesta manhã, as equipes da Semurb estiveram no local e realizaram a verificação de todas as ruas do conjunto nas quais os proprietários já haviam sido notificados a paralisar voluntariamente o  despejo dos efluentes. Descartar água servida na rua ou promover ligação de esgoto na rede de drenagem além de ser ilegal, acarreta danos à saúde da população e traz prejuízos para os cofres públicos. 

"A primeira fase consistiu no levantamento e identificação do problema com o diagnóstico realizado pelas equipes em todas as ruas da comunidade e foi iniciada  no mês de maio para fins de preparação dos tampões.  Já a segunda, foi a notificação dos moradores que promoviam o lançamento de agua servida e durou cerca de três meses. A partir desta semana com a chegada dos tampões  para a vedação das tubulações iniciamos a fase três ", explica o supervisor de fiscalização de água e solo, Gustavo Szilagyi.

O tamponamento consiste na vedação do cano que lança o efluente para a via pública. De acordo com informações do supervisor da Semurb, água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras. 

Um dos problemas mais comuns é dano que o descarte inadequado causa ao asfalto que cobre as vias públicas, pois seu componentes químicos causam estragos no material e faz com que ele tenha a sua vida útil reduzida. Além disso,  o acúmulo de água pode contribuir para o surgimento de doenças e atrair insetos. 

Os moradores que insistirem na infração  serão autuados com multa grave que de R$ 2.149,00. Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelos telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389