Prefeito participa de evento Jornada das Águas do MDR

Álvaro Dias ressaltou iniciativa de ampliar oferta de energia renovável
Foto: Joana Lima/ Redação: Secom

O prefeito Álvaro Dias participou neste sábado (23), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), do evento Jornada das Águas, conduzido pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.  Na solenidade ocorreu a assinatura da resolução que autorizou as obras de reforço na subestação João Pessoa II que vai permitir escoar energia renovável do Rio Grande do Norte, entre outros estados nordestinos, para todo o país.

O anúncio das obras foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e demais autoridades presentes. O ministro destacou a importância das obras de infraestrutura para atender à diversificação da matriz elétrica nacional. “O nordeste é a solução. Ele só precisa de oportunidade. Estamos diante de um momento transformador com nosso potencial eólico sendo multiplicado. Vamos seguir trabalhando para expandir as linhas de transmissão para escoar energia de fontes renováveis. Obrigado pela parceria, prefeito Álvaro Dias. Essa parceria interessa ao povo, beneficia a população e à cidade do Natal”, ressaltou o ministro.

O prefeito Álvaro Dias ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento Regional e elencou o conjunto de obras que estão impactando o desenvolvimento e modernização do nordeste e da cidade do Natal. “Gostaria de parabenizar o Ministério do Desenvolvimento Regional por mais esta iniciativa de aumentar a oferta de energia renovável para a região nordeste. Temos ainda a transposição do rio São Francisco que é fundamental para evitar as constantes secas no nosso semiárido e tornar os rios de águas temporárias em perenes, beneficiando milhares de pessoas. Além disso, temos a conclusão da barragem de Oiticica que está possibilitando que 28 municípios tenham sua independência hídrica. Na cidade do Natal, estamos com obras importantes em andamento como a engorda da praia de Ponta Negra, a drenagem e pavimentação de mais de 300 ruas na zona norte e do bairro Planalto, melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

O equipamento anunciado vai permitir a expansão do sistema de transmissão para suprimento que atende a Região Metropolitana de João Pessoa e o escoamento de potenciais excedentes de energia elétrica gerada no Rio Grande do Norte para a Paraíba. Esta obra, que segue gerando emprego, renda, movimentando a economia e atraindo mais investimentos, conta com o investimento de R$ 87,7 milhões e será executada pela Borborema Transmissão de Energia S.A., empresa que detém a concessão dos serviços desde junho de 2018.

O Rio Grande do Norte gera 20% de energia limpa e renovável de todo país, sendo considerado um dos maiores produtores do Brasil. Essa obra auxiliará o escoamento da energia de usinas solares e eólicas do Nordeste, contribuindo para gerar riquezas para a economia potiguar.

Na ocasião também foi anunciado investimento de R$ 280 milhões que deverão ser aplicados em empreendimentos nos próximos anos para garantir segurança hídrica, saneamento e desenvolvimento regional e social no RN.

Sobre a Jornada das Águas

O anúncio faz parte da Jornadas das Águas – evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e vai percorrer os nove estados do Nordeste com entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.