Programa social da Guarda Municipal retoma atividades presenciais na Zona Norte de Natal 


Programa social da Guarda Municipal retoma atividades presenciais na Zona Norte de Natal 
Responsáveis pelos alunos receberam orientações sobre protocolo de segurança
Foto: Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) retomou nesta semana as atividades presenciais do Programa Semente Cidadã, que é voltado a atender com instruções de cidadania crianças e adolescentes carentes da zona Norte da cidade. O programa, operado por instrutores da Guarda Municipal do Natal (GMN), desenvolve atividades socioeducativas, esportivas, aulas de reforço e um cursinho preparatório para o IFRN.  


O retorno das ações presenciais segue um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19. Para isso foi realizada uma reunião com os responsáveis de todas as crianças e adolescentes beneficiados pelo Semente Cidadã, deixando claro às normas de segurança sanitária exigidas para ter acesso às atividades do programa. Na oportunidade, as famílias receberam máscaras de proteção facial doadas pela Semdes. O equipamento de proteção individual é obrigatório dentro do programa.  


As famílias demonstraram alegria na volta das ações socioeducativas, é o caso da senhora Maria Navegantes, mãe de uma menina beneficiada pelo Semente Cidadã. “Me sinto muita grata e agradeço a Deus a existência do Semente Cidadã na educação da minha filha”, comemorou. A alegria também foi compartilhada pelo senhor Anderson Machado, pai do aluno Kauã Rodrigo. “Não via a hora do retorno das atividades do Programa, pois o meu filho se sente muito bem participando do Semente Cidadã”, festejou. 


A secretária da Semdes, Sheila Freitas, explicou que o retorno das atividades presenciais é um reforço importante na educação das crianças e adolescentes assistidos pelo programa de segurança preventiva, já que retoma a integração dos participantes, ativa as atividades esportivas e o contato de instrutores com os alunos reforçando o aprendizado.  

 
“Segurança se faz com prevenção e a Prefeitura por meio da Semdes tem essa missão de promoção e valorização da cidadania. Ficamos todos felizes com a volta das atividades presencias que seguirá um protocolo sanitário dando segurança para alunos e instrutores”, comentou a secretária. 


O Programa Semente Cidadã trata-se de uma ação comunitária realizada pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes tendo como agente propagador o corpo técnico da GMN. O objetivo primordial do Plano é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.  

  
Atualmente, encontram- se matriculados nas atividades lúdicas e psicossociais cerca de 180 crianças e jovens na faixa etária de 10 a 16 anos. A GMN disponibiliza para o Programa, em regime de dedicação exclusiva, apoio efetivo de guardas municipais distribuídos nos vários setores de instrução. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389