Licitação para serviços de proteção costeira em Ponta Negra será em dezembro


Licitação para serviços de proteção costeira em Ponta Negra será em dezembro
Proteção deixará local mais seguro para obra de aterro da praia
Foto: Joana Lima/Secom

No próximo dia 10 de dezembro, às 09h, a Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), dará início à licitação para escolha da empresa que realizará os serviços de proteção costeira (com uso de estrutura de concreto) na praia de Ponta Negra, na zona Sul.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, o projeto vencedor deve atender às necessidades da área e deixará o local mais seguro e adequado para a obra de engorda da praia, que será feita posteriormente. "São serviços na ordem de mais de R$ 25 milhões e que darão uma nova face para a praia de Ponta Negra. Nesta etapa do escopo da chamada defesa costeira, e levando-se em consideração diversos aspectos técnicos e ambientais destacados no EVTEA, a estrutura de contenção deverá observar a necessidade de compatibilização com os projetos de drenagem pluvial naquela faixa da praia de Ponta Negra, assim como a de acessibilidade para a areia", explicou Carlson Gomes.

As obras de proteção costeira (muros aderentes) servirão como dissipador da força da maré quando essa atingir a orla. "Será mais uma barreira contra essa energia que vem do mar. Mas desta vez, iremos utilizar blocos de concreto e não mais pedras (enrocamento) para sustentar essa barreira. Com ela pronta, faremos a dissipação de energia dos sistemas de ondas, preservando a área da geração de focos de erosão mais pronunciada e comprometimento do calçadão. Se tudo correr bem dentro do prazo posterior à ordem de serviço, terminamos o trabalho dentro de 60 dias", ressaltou o secretário de Obras Públicas.

Cartão postal

Ainda de acordo com o titular da Semov, as obras são uma parceria entre a Prefeitura do Natal e o Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Acompanhei, por diversas vezes, o prefeito Álvaro Dias em viagens a Brasília e as suas reuniões com o ministro Rogério Marinho para viabilizarmos esse projeto tão importante e as etapas seguintes da engorda da praia. Uma luta diária dos dois para transformar, para melhor, o nosso maior cartão postal", finalizou o secretário Carlson Gomes, da Semov.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389