Reunião discute obras da Praça Pedro Velho, Parque do Jiqui e Pedra do Rosário


Reunião discute obras da Praça Pedro Velho, Parque do Jiqui e Pedra do Rosário
Áreas discutidas são espaços públicos que devem ter novos atrativos para a população
Foto: Joana Lima/ Redação: Secom

A construção de parques públicos multifuncionais e principalmente sustentáveis, que além de atrativos vão impactar positivamente a vida do natalense e projetar Natal para o futuro, foram temas de reunião na tarde desta terça-feira (9) no Palácio Felipe Camarão. Com participação de arquitetos, técnicos e secretários municipais da Semsur, STTU, Semov, Sempla, Gabinete Civil, o  prefeito Álvaro Dias analisou projetos de interesse da gestão voltados para a melhoria dos espaços públicos. Dentre eles está a recuperação da Praça Pedro Velho (praça Cívica), a construção do Parque do Jiqui e a requalificação da Pedra do Rosário. 
 
Para o prefeito Álvaro Dias, a apresentação desses projetos reforça quais obras prioritárias a gestão tem que elencar o mais rápido possível. “Natal é uma cidade com muito potencial de lazer e estamos buscando transformar esses lugares abandonados em espaços que as pessoas possam usufruir com qualidade de vida. Todos esses projetos vão permitir a vivência, contemplação e prática de esportes. É isso o que queremos para Natal”, disse Álvaro Dias. 

Praça Pedro Velho
Na praça Pedro Velho, uma das mais antigas de Natal, o projeto prevê a recuperação da estrutura, mantendo o desenho original e ampliando o espaço de caminhada. Substituição das pedras portuguesas por piso não trepidante para melhorar a acessibilidade, recuperação das paradas de ônibus e a construção de equipamentos para práticas esportivas. 

Parque do Jiqui
Em uma área de 86.557,80 metros quadrados localizado entre a Av. Ayrton Senna e Rua das Alagoas, no bairro de Neópolis, está sendo projetado pela Prefeitura de Natal o Parque do Jiqui. A região tem viabilidade para ser o um parque urbano sustentável e com maior variedade de lazer da capital. O  complexo vai permitir que as pessoas possam usufruir de um ambiente natural na área urbana, no qual terá 50% de área verde e uma bacia hidrográfica que vai integrar duas grandes lagoas existentes na região. O projeto contempla trapiche, quiosques, restaurante, pistas para caminhada em torno das duas lagoas, ciclovia, parque de skate, área de piquenique, arvorismo, quiosques, espaço pet, playground, quadras poliesportivas, estrutura sensorial e sede da Guarda Municipal. O local vai incorporar as atividades já desenvolvidas pela comunidade, como a escola de goleiros e os centros culturais do bairro. 

Pedra do Rosário
A requalificação da Av. do Contorno e da Pedra do Rosário está entre os projetos inovadores. Vai integrar a av. Câmara Cascudo à avenida que margeia a linha férrea. A primeira etapa do projeto prevê a reurbanização da avenida e a recuperação da galeria de grafites, além da construção da praça do Pôr do Sol. A segunda etapa do projeto é a construção da Estação Pedra do Rosário, integrada à linha do trem para utilização cotidiana de equipamentos e passeios turísticos férreos.  

Por fim, foi exibido o vídeo com o projeto Guarapes, no entorno do Village de Prata, em uma área de 13 mil metros quadrados, recentemente adquirida pela Prefeitura. O projeto vai beneficiar 8 mil famílias que ali vivem, com a construção do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil , com unidade de saúde e escola.
 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389