Passeio ciclístico marca o Dia Municipal de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito

A Prefeitura do Natal, integrante do Programa Laço Amarelo do Observatório Nacional de Segurança Viária e do Programa Vida no Trânsito (PVT), realiza por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana neste sábado (20), passeio ciclístico, para marcar o Dia Municipal de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito – instituído no calendário oficial da cidade por meio da Lei de número 7.197/2021.

Segundo a secretária da STTU, Daliana Bandeira, "esse será um momento de respeito à memória de todas as pessoas que perderam suas vidas no trânsito e, é também uma oportunidade de refletir sobre a disseminação das boas práticas na mobilidade.”

A efetivação da proposta do passeio ciclístico em memória das vítimas de acidentes de trânsito passará por dois momentos nesta primeira edição. A primeira com a realização do passeio, com saída e chegada no Partage Norte Shopping Natal, a partir das 15h; a segunda, com a divulgação e compartilhamento de forma espontânea da informação com a população, através dos participantes da ação e por meio da imprensa e redes sociais.

A escolha do modal por bike nesta primeira edição não foi aleatória. Os ciclistas tornaram-se um símbolo da causa, pois os mesmos são os mais vulneráveis hoje no trânsito ao lado dos pedestres e motociclistas.

O circuito contará com uma extensão de oito quilômetros e será realizado nas principais vias da região Norte de Natal, onde estatisticamente foi diagnosticado um alto índice de acidentes no trânsito.

Participam do evento: a Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o Detran/RN, a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Vida no Trânsito (PVT), a Cruz Vermelha, o Esquadrão Águia/CPRE e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, SADEF, ACIRN e Partage Norte Shopping Natal.

Durante o evento, a SADEF (Sociedade Amigos do Deficiente Físico) estará presente com vítimas sobreviventes de acidentes de trânsito que darão seus devidos depoimentos.