Enconat 2021 começa com apresentação de coral argentino

Foto: Reprodução/SME

Foi ao ar no canal da Prefeitura do Natal no Youtube nesta quinta-feira (18), a abertura oficial do 27° Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 19° Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). Por causa da Covid-19, nesta edição, o encontro acontece em formato virtual, assim como no ano passado. O evento realizado pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal), faz parte da programação do Natal em Natal e este ano terá a participação de 58 coros neste ano de 2021, e segue até a próxima segunda-feira (22).

O vídeo de abertura contou com a saudação do prefeito Álvaro Dias aos coralistas e amantes do canto coral que tradicionalmente participam deste evento artístico. “O Enconat é um evento tradicional da cidade de Natal, que desde 1995 abrilhanta a nossa cidade, trazendo cultura e bons momentos. Parabenizo o grupo musical Coral Municipal Sons da Terra que é quem está à frente da organização do evento”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

A titular da SME-Natal, professora Cristina Diniz também destacou a importância do evento para a cultura do povo natalense. “Esta ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria Municipal de Educação, tendo como coordenadora principal a professora Rosângela Albuquerque e tendo como objetivo, a promoção e a difusão da arte e da cultura por meio do incentivo à prática do canto coral, sem que haja o estímulo à competitividade, valorizando e motivando positivamente os grupos participantes”.

Segundo a regente do Coral Municipal Sons da Terra e organizadora do evento, Rosângela Albuquerque, a programação da primeira noite do Enconat foi leve e muito agradável “Tivemos a apresentação de 11 corais representantes de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Bom Princípio (RS), Natal (RN) e Córdova (AR). A abertura ficou por conta do Coral Municipal Sons da Terra, da SME-Natal e o encerramento da noite com o argentino Antique Córdova ENSAMBLE, da cidade de Córdova, que encantou a todos com a beleza de suas vozes angelicais. As impressões sobre o evento foram as melhores possíveis. Amamos o que fazemos, portanto, ter este reconhecimento dos participantes: coralistas, regentes e admiradores do canto coral é o nosso maior troféu”, festejou Albuquerque.

O regente do Antique Córdova ENSAMBLE, Arturo Arias parabenizou os coralistas e regentes participantes.  “Bellísima velada coral! Mucha emoción! Felicitaciones a cada uno de los directores y coreutas por tan bellas interpretaciones”, disse Arias.

Na primeira noite do evento se apresentaram os corais: Coral Municipal “Sons da Terra” (Natal-RN), Coro de Meninas de Bom Princípio (Bom Princípio-RS), Sinfonia Coral do IFCE (Fortaleza-CE), Coral Nova Ipanema (Rio de Janeiro-RJ), Coral Vox Marias (Brasília-DF), Madrigal do Amazonas (Manaus-AM), Coral CAA/OAB (Curitiba-PR), Coral da UFMT (Cuiabá-MT), Coral Cantus Firmus (Brasília-DF), Coral da FENABB (Brasília-DF), Antique Córdova Ensamble (Córdoba-Argentina). A segunda noite acontece nesta sexta-feira (19), sempre às 20 horas no canal da Prefeitura do Natal no Youtube.