Professores de Geografia e História compartilham projetos no IV Encontro de Práticas Pedagógicas

Foto: Manoel Barbosa/SME

Com o objetivo de compartilhar as atividades e projetos realizados ao longo do ano, aconteceu na sexta-feira (10) o IV Encontro de Práticas Pedagógicas dos professores de Geografia e História, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento que acontece anualmente em dezembro, contou com amostras de atividades desenvolvidas pelos docentes. Durante o contexto de pandemia da Covid-19, os educadores precisaram se reinventar, tendo sua edição do ano anterior realizada de forma virtual, e este ano a temática que inspirou grande parte das apresentações foi a construção de atividades remotas.

O assessor pedagógico de História, Felipe Tavares, ressaltou que durante a pandemia tiveram um grande desafio, que foi moldar todas as formações para o método online. “Assim como todos os setores da sociedade, a educação também lidou com esse dilema que é migrar suas atividades e todas as propostas que eram presenciais para o modo online”, frisou o assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

“A volta do encontro em formato presencial é importantíssima. Um dos pilares da formação continuada docente é a troca de experiências, e entendemos que o sistema online permite que algumas trocas sejam feitas, assim como presencialmente”, afirmou o professor Felipe Tavares. Essa fala ilustra o que performou a maior parte do encontro, a troca de conhecimento adquirido nas atividades não presenciais entre os professores que precisaram aprender e se adaptar ao novo método de ensino que foi imposto pelo período pandêmico. Desenvolvimento de vídeos, edição de imagens, projetos que fazem referência a obras populares e criação de conteúdo para o meio digital foram ferramentas valiosas utilizadas pelos educadores nas montagens de práticas de ensino.

Uma das apresentações que chamou atenção no encontro foi o jogo desenvolvido pelo professor de História da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, José Carlos França da Silva. O projeto teve inspiração na popular série Round 6, do serviço de streaming estadunidense Netflix. Na trama, os personagens precisam responder e acertar perguntas para avançar em um jogo de etapas, possuindo como inspiração essa parte da narrativa. “O jogo desperta no aluno o interesse, onde trabalhamos suas capacidades emocionais. É um projeto que visa atrair o aluno para a aula, e fez com que eles sentissem mais interesse nas aulas de História”, relatou o professor José Carlos da Silva.

Outro projeto que fez paralelo com o gosto dos jovens atualmente, foi o que ocorreu na apresentação do professor de Geografia, João Artur Veríssimo, das escolas municipais Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti e Professor Zuza,. Em sua amostra, o educador utiliza o mapa do famoso jogo “Free Fire”, jogo desenvolvido pela empresa chinesa Garena Games, em que os jogadores têm que assumir personagens e sobreviver em uma ilha. O professor utiliza do mapa do jogo para ensinar conceitos geográficos reais. “A ideia foi tornar as aulas a distância algo acessível 24 horas, lúdico e divertido. Conseguimos nosso objetivo de passar o conhecimento, passar de forma divertida”, disse.