Usuários do Centro-Dia visitam Árvore de Mirassol

Foto: Semtas

Depois de quase dois anos mantendo o distanciamento social em virtude da pandemia, nesta segunda-feira (13), os usuários do Centro Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro-Dia), unidade vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, tiveram a oportunidade de conhecer a programação cultural promovida pela Prefeitura, no Natal em Natal.

Para o passeio, a equipe do Centro Dia disponibilizou o Mob-Suas, micro-ônibus adaptado que garante a acessibilidade e o transporte de pessoas com deficiência e demais usuários.
A coordenadora do Centro-Dia, Selma Stevan explicou que a atividade teve o objetivo de proporcionar aos usuários e às famílias, um momento de lazer e descontração. “Ao todo, 70 pessoas participaram da programação. A atividade era muito aguardada por todos. Os nossos usuários estavam ansiosos e muitos viram pela primeira vez a Árvore de Natal de perto. Ontem realizamos um sonho”, concluiu.

A atividade também contou com a participação do titular da Semtas, Adjuto Dias, que ressaltou a importância de momentos que promovam a inclusão, o lazer e a interação entre os usuários. “Momentos como esse são muito importantes. Levá-los para participar da programação do Natal em Natal é integrá-los na sociedade”, afirmou.

Durante o passeio, os usuários conheceram a Loja Natal Original, passaram pelo túnel iluminado, posaram para fotos e aproveitaram a música e a gastronomia local.

Centro-Dia

O Centro-Dia oferece apoio para que os familiares possam realizar outras tarefas enquanto a pessoa com deficiência participa das atividades no Centro, onde aprendem a construir uma nova realidade mais inclusiva e autônoma.

A unidade funciona no bairro de Igapó, onde jovens e adultos, entre 18 a 59 anos, recebem apoio de uma ampla equipe de profissionais com psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e orientadores educacionais. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O acesso ao serviço acontece via demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade; serviço de busca ativa; de encaminhamento dos demais serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas setoriais; e ainda por meio de encaminhamento de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.