Larvicida contra a dengue é seguro para população

Larvicida contra a dengue é seguro para  população

O Ministério da Saúde encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde de Natal uma nota técnica que atesta o uso do novo larvicida adotado para o combate a Dengue em todo Brasil. O produto que começou a ser utilizado também em Natal é, segundo a nota do MS, “recomendado, seguro e eficaz no combate ao Aedes Aegypt” e “seguro tanto para a população quanto para o agente aplicador”.

A resposta veio para esclarecer uma dúvida levantada pelo Sindicato dos Agentes de Saúde sobre os riscos do novo produto para os profissionais que iriam manipular o larvicida em forma de pó antes da diluição utilizada no trabalho de campo, já que a recomendação seria manipular o pó utilizando máscaras e luvas. O uso das máscaras e luvas, entretanto, é recomendável para manipulação de todos os produtos em forma de pó, mas para evitar quaisquer dúvidas a respeito desse tema, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que já vai entregar o larvicida diluído na concentração ideal para o trabalho.

“Estamos fazendo treinamento com todos os agentes sobre o uso do novo larvicida. Já fizemos com os distritos Leste, Norte e Oeste e nesta quinta-feira encerramos com o Sul. Mas, atendendo a um pedido dos próprios agentes de saúde e para facilitar o trabalho deles, já iremos entregar o larvicida diluído, com seringa para aplicação direta na forma ideal. Portanto não será mais necessário o uso de máscara ou luvas”, adiantou a chefe de Vigilância à Saúde da SMS, Cristiana Souto.

O produto que será usado como larvicida nos próximos ciclos de controle da dengue em Natal, o Diflubenzurou, foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e já está em uso em vários estados do Brasil. No Nordeste, o RN é o terceiro a receber o produto, já que Ceará e Alagoas já estão utilizando. “Alarmes falsos de que o produto apresenta risco à saúde da população é uma irresponsabilidade, pois pode prejudicar o trabalho de combate à dengue e possibilitar uma nova epidemia da doença”, ressalta a chefe da Vigilância à Saúde.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde

O uso do produto é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser biodegradável e não cumulativo no organismo e por não ser assimilado pelo intestino de vertebrados, ou seja, sem efeitos nos seres humanos. Com relação à água de consumo humano, estudos laboratoriais realizados pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária e por universidades, como a UFG (Universidade de Goiás) comprovam que o uso do produto não oferece perigo.

Em Natal, o produto virá complementar o trabalho de combate à dengue que inclui as visitas domiciliares dos agentes orientando a população, vistoria de imóveis para eliminar focos do Aedes aegypit, limpeza de terrenos baldios e campanhas de conscientização. A SMS também disponibilizou o 0800 281 4031 para que a população telefone para denunciar ou receber informações sobre o combate à Dengue. Ainda no cronograma de trabalho da SMS, durante todo o mês de maio será realizada uma capacitação com os médicos e enfermeiros da rede básica para diagnóstico e tratamento correto da dengue.

“É importante esse esclarecimento e aproveitamos para pedir que os agentes não faltem ao trabalho para que não haja descontinuidade no combate à dengue, pois o agente que faltar corre o risco de ter descontos nos salários feitos pela SMS”, alertou Cosmo Mariz Medeiros, diretor do Sindicato dos Agentes de Saúde.