Prefeitura oferece oficina de teatro para grupo de idosos do Centro de Convivência Ivone Alves


Prefeitura oferece oficina de teatro para grupo de idosos do Centro de Convivência Ivone Alves
Foto: Divulgação/Semtas

Os idosos do Centro de Convivência Ivone Alves estão sendo incentivados a aprender a arte da interpretação teatral como forma de incentivar a entrada e permanência nos palcos. Nesta segunda-feira (28), começaram as oficinas do projeto Ateliê Sênior de Criação Cênica mostrando aos idosos a vivência do teatro por meio de jogos teatrais que despertam a imaginação, a criatividade e a memória. A abertura das atividades contou com a participação especial do cantor, ator e músico Caio Padilha. 

A Prefeitura do Natal, por intermédio da secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Funcarte, em parceria com a Bobox Produções, acredita que este período de aprendizado será um momento de troca e de resgate da autoestima. “Vamos desenvolver um laboratório para os nossos idosos com processo de aprendizagem, formação, criação e apresentação teatral e ao final das oficinas uma apresentação no Teatro Alberto Maranhão (TAM), um desejo relatado por eles. A subida no Palco do TAM será um momento de muita alegria, emoção, de encontro com amigos, familiares e profissionais. Eles serão verdadeiros artistas”, relata o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

As aulas estão sendo ministradas pela atriz e professora Camille Carvalho e o projeto tem a coordenação do ator e produtor Arlindo Bezerra. Além das duas aulas semanais, o projeto prevê a montagem de um espetáculo que será resultado de uma dinâmica de criação onde os alunos artistas tenham plena liberdade para escolherem o tema e o texto a ser apresentado.

Para Camille Carvalho, atriz e professora de teatro, a proposta do Atelier Sênior de Criação Cênica foi levar o teatro para um grupo de idosos do Centro de Convivência Ivone Alves que já faz teatro. “Este projeto envolve oficinas de teatro, aulas coletivas com artistas de teatro e se encerra com um espetáculo, com uma aula teatral a partir dos interesses dos idosos, formação de público e ensaios abertos”, afirmou.

O Ateliê Sênior de Criação Cênica vai facilitar o processo de aprendizagem e formação do aluno sênior, guiando seu percurso com uma escuta sensível e atenta para um melhor aproveitamento da experiência, por meio de jogos lúdicos que despertem a imaginação e o desejo de elaborar um discurso cênico.

Outra ação prevista no projeto é a realização de aulas especiais, quando um artista ou profissional ligado diretamente ao fazer teatral é convidado a compartilhar a experiência da lida diária para incentivar e inspirar os alunos na jornada teatral.

“O objetivo desse projeto é oferecer uma formação técnica e profissional para os idosos do Centro de Convivência Ivone Alves. Eles terão uma vivência artística sobre as artes cênicas por um período de dez meses e isso vai reforçar o resgate da autoestima, das memórias, da valorização da pessoa. O projeto finaliza com a apresentação de um espetáculo no Teatro Alberto Maranhão que será um momento de compartilhamento e da relação do idoso de como ser artista de frente ao público que estará na plateia. Será uma troca, um encontro que vai trazer muita alegria”, finaliza o coordenador do projeto e produtor Arlindo Bezerra.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389